Epitácio Cafeteira diz que Constituinte errou



O senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA) disse esperar que os senadores cheguem à conclusão de que não há por que a Constituição continuar vigendo. Ao comentar a polêmica sobre a admissibilidade de medidas provisórias em pronunciamento nesta quarta-feira (27), o parlamentar afirmou que a culpa da celeuma é da Constituinte, que elaborou uma Carta Magna para um sistema parlamentarista, com a inclusão do mecanismo da medida provisória, mas, ao final, optou pelo sistema presidencialista.

- Foi como se se chamasse alguém e dissesse: "Faça uma estátua". E foi feita a estátua, com o pensamento voltado para uma mulher muito bonita. Mas colocaram como sexo o do homem. Então, ficou o corpo de uma mulher com o sexo do homem - comparou.

Epitácio Cafeteira lamentou que os senadores façam de conta que ninguém é responsável e fiquem se digladiando. Para ele, é preciso decidir se o sistema que deve viger no Brasil é presidencialista ou parlamentarista. Lembrou que, no sistema parlamentarista, quando é rejeitada uma medida provisória, cai todo o gabinete "e começa tudo de novo", ao passo que nada acontece com a rejeição de uma MP no presidencialismo brasileiro.

Ele também criticou o comportamento dos próprios senadores que, em sua opinião, abusam ao pedir o uso da palavra:

- A qualquer hora, o senador que quer falar dispara uma comunicação imediata, dizendo ser urgente, necessária, mas que não é, na realidade, nem urgente nem necessária: apenas o desejo de se congratular com sua cidade que faz aniversário ou de manifestar sua solidariedade a alguém - finalizou.



27/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Epitácio Cafeteira deverá submeter-se a cirurgia

EPITÁCIO CAFETEIRA SE DESPEDE DEFENDENDO O FUNCIONALISMO

EPITÁCIO CAFETEIRA REPELE DECLARAÇÕES DE MENEM

Epitácio Cafeteira renuncia a vaga no Conselho de Ética

Epitácio Cafeteira defende recuperação da credibilidade do Parlamento

Epitácio Cafeteira repudia críticas sobre gastos do Legislativo