Equador oficializa Viamão (RS) como sede durante a Copa
O Rio Grande do Sul será a casa da seleção equatoriana de futebol. A oficialização da escolha ocorreu nesta quarta-feira (15), por meio de assinatura do convênio entre Federação Equatoriana de Futebol e a Prefeitura Municipal de Viamão, cidade do resort Vila Ventura, Centro de Treinamento (CT) do Equador a partir de junho deste ano.
Para as autoridades, a vinda do Equador movimenta o turismo, comércio e setores estratégicos da economia gaúcha. "O Rio Grande do Sul sente-se muito honrado em ter a seleção aqui e os irmãos equatorianos que estarão com a gente. O povo gaúcho é hospitaleiro e o governo do estado está comprometido em bem receber as seleções que aqui vierem", ressaltou o secretário de Esporte e Lazer, Ricardo Petersen, representando o governador Tarso Genro.
Disputando pela terceira vez uma Copa do Mundo, o Equador escolheu o Centro de Treinamento gaúcho devido a um trabalho que começou a ser construído há cerca de dois anos. "Havia quatro fatores determinantes, que foram a privacidade e a tranquilidade para a concentração, mobilidade urbana para o aeroporto, a proximidade com as sedes dos jogos, como Curitiba, e a hospitalidade do povo que aqui tivemos desde nossa primeira visita, em 2012", explicou o treinador, Reinaldo Rueda.
"Ouso dizer que o Equador elegeu a melhor sede para treinar para a Copa, descansar e preparar-se para ganhar e avançar o máximo no Mundial", declarou o presidente da Federação Equatoriana de Futebol, Luis Chiriboga Acosta.
A comitiva da seleção equatoriana será composta por 50 pessoas e deve atrair ao município da Região Metropolitana de Porto Alegre 700 jornalistas e 4 mil turistas equatorianos para o Estado, já que cerca de 6 mil devem acompanhar a equipe nos jogos.
O Equador chega a Viamão entre os dias 8 e 9 de junho, após disputar quatro amistosos contra Holanda, México, Inglaterra e outra equipe ainda não definida. No dia 17 de junho, está prevista uma partida amistosa no Rio Grande do Sul - a cidade também ainda não foi escolhida.
Jogos
O desafio no Brasil começa no dia 15 de junho, contra a Suíça, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A segunda partida será em Curitiba, contra Honduras. A bola rola no dia 20 de junho, na Arena da Baixada. Encerrando a fase de grupos, os equatorianos enfrentam a França no Maracanã, no Rio de Janeiro, no dia 25 de junho.
Fonte:
Portal da Copa
16/01/2014 17:15
Artigos Relacionados
Equador escolhe Viamão (RS) para treinos da Copa 2014
Governo quer mobilizar cidades-sede para garantir investimentos durante Copa de 2014
Portal da Copa faz um raio-x de como será a competição em cada cidade-sede
Jayme Campos diz que escolha de Cuiabá como sede da Copa encerra ciclo de frustrações
Marisa Serrano defende Campo Grande como sede da Copa do Mundo de 2014
Marina Silva defende escolha de Rio Branco como sede de jogos da Copa em 2014