ERNANDES AMORIM QUER MAIS RECURSOS PARA MUNICÍPIOS DA AMAZÔNIA



O senador licenciado Ernandes Amorim (PPB-RO) pediu ao relator-geral do Orçamento 2001, senador Amir Lando, que destine mais recursos para o fortalecimento de municípios da Amazônia. Amorim, que foi eleito em 3 de outubro prefeito de Ariquemes (RO), afirmou que há carência de investimentos especialmente nas áreas de urbanização, saneamento e meio ambiente.

Referindo-se à aplicação desses recursos na área do meio ambiente, o senador alertou para a necessidade que a gestão dos recursos seja desenvolvida por entidades sediadas na própria região amazônica.

- Quando isso não ocorre os municípios não são beneficiados pelo dinheiro aplicado, embora o nome da Amazônia seja utilizado para captar os recursos - lamenta.

As universidades federais da Amazônia também estão carentes de recursos, de acordo com o senador. Ele acredita que a hora de desenvolver um esforço para resolver o problema é agora, quando o Orçamento está sendo analisado. O fortalecimento das universidades significa, na opinião do senador, uma garantia de que o distanciamento entre o Norte o Sul do país não será ainda mais aprofundado.

Amorim retoma o mandato no Senado no dia 28 de novembro e fica até sua posse como prefeito em 1º de janeiro de 2001.

19/10/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ERNANDES AMORIM QUER MAIOR PARTICIPAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS NA ARRECADAÇÃO FEDERAL

ERNANDES AMORIM QUESTIONA RECURSOS PARA A CERON

ERNANDES AMORIM DEFENDE CRIAÇÃO DE "AGÊNCIA DA AMAZÔNIA"

ERNANDES AMORIM SUGERE QUE CPI INVESTIGUE QUEM REPASSOU RECURSOS PARA OBRAS

ERNANDES AMORIM QUER EXPLICAÇÕES DO BC PARA DÍVIDA DO BERON

ERNANDES AMORIM QUER LEI ORDINÁRIA PARA REFORMA DO CÓDIGO FLORESTAL