ERNANDES AMORIM QUESTIONA RECURSOS PARA A CERON



O senador Ernandes Amorim (PFL-RO)voltou a criticar hoje (dia 14) a falta de informações quanto aos critérios de repasse dos recursos referentes à privatização das Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron). Ele queixou-se de que tem solicitado apoio às Comissões de Fiscalização e Orçamento e à de Assuntos Econômicos do Senado, no sentido de obter esclarecimentos e trazer representantes da área econômica do governo federal, "mas providência alguma foi tomada."

Teme Ernandes Amorim que os recursos não sejam devidamente aplicados: "Há uma grande irresponsabilidade por parte de quem está mandando esses recursos para Rondônia; ou falta critérios para encaminhá-los e há dificuldades em fiscalizar".

- O governador tem dito que parte desse dinheiro enviado pelo governo federal será gasto em campanha para ajudar na sua reeleição e na campanha para a reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso - afirmou.

Ernandes Amorim disse que o estado de Rondônia, por meio da Cerom, tem "arrecado uma fortuna com a energia que é vendida caríssima à população; ninguém tem dado satisfação ao contribuinte sobre o que é arrecadado e sua aplicação".

O senador registrou, ainda, a nomeação de Antonio Renato Rodrigues para a superintendência do Incra naquele estado, destacando que espera que o governo federal venha a dar o apoio necessário para que o órgão possa desenvolver o projeto de reforma agrária e resolver os problemas fundiários da região.

Em aparte, o senador Júlio Campos (PFL-MT) disse que a denúncia de Ernandes Amorim é grave e esse fato está se tornando rotineiro em outros estados, entre os quais Mato Grosso. Júlio Campos afirmou que o anúncio da possível privatização das centrais elétricas do seu estado fez com que o governador Dante de Oliveira, "que até hoje não conseguiu colocar em dia o pagamento da folha dos funcionários estaduais",chamasse todos os prefeitos do interior para pedir adesões ao PSDB e anunciar que vai receber 200 a 300 milhões de dólares com a privatização da Cemat, o que poderá viabilizar obras de infra-estrutura em diversas localidades.



14/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


ERNANDES AMORIM QUER MAIS RECURSOS PARA MUNICÍPIOS DA AMAZÔNIA

ERNANDES AMORIM SUGERE QUE CPI INVESTIGUE QUEM REPASSOU RECURSOS PARA OBRAS

ERNANDES AMORIM DENUNCIA DESVIO DE RECURSOS EM RONDÔNIA

AMORIM QUESTIONA LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA SANEAMENTO DO BERON

AMORIM QUER SUSPENDER PRIVATIZAÇÃO DA CERON

ERNANDES AMORIM PEDE INCENTIVOS PARA AGROPECUÁRIA