Erro em ataque atingiu área civil, admitem EUA
Os EUA admitiram ter cometido dois erros nos ataques ao Afeganistão. O Pentágono disse que aviões bombardearam "acidentalmente" uma área residencial ao norte da capital, Cabul, e um asilo em Herat.
Segundo os EUA, os alvos eram outros. "Temos extremo cuidado na escolha de nossos alvos e lamentamos profundamente os danos colaterais, a perda de vida de civis", declarou a porta-voz do Pentágono.
Anteontem, o Taleban acusara os EUA de terem destruído um hospital em Herat, matando mais de cem pessoas. A ONU confirmou a destruição de hospital militar na cidade, sem informação sobre mortes.
Os EUA e a Aliança do Norte voltaram a fazer ataque conjuntos ao Taleban próximo a Mazar-e-Sharif, no norte. Segundo os rebeldes, houve conquista de terreno, recuperado depois pelo Taleban. (pág. 1 e A13)
As brasileiras Vale do Rio doce e Votorantim e a belga Tractebel negociam a formação de consórcio. O quarto grupo é o GP. (pág. 1, B1 e B3)
Serra propôs a criação de uma lei de responsabilidade cambial para incentivar as exportações e eliminar o déficit externo. O ministro não falava de economia em público havia mais de um ano. (pág. 1 e A7)
Foram achados traços da bactéria na máquina que abre mecanicamente as cartas. O local está fechado, e todos os funcionários passaram por testes.
O governo confirmou que dois funcionários dos correios morreram vítimas do antraz pulmonar - outros três empregados foram internados.
Os EUA voltaram a dizer que a hipótese de uma ligação entre o bioterrorismo e os atentados de 11 de setembro é cada vez mais forte. (pág. 1, A14 e A15)
A categoria reivindica reajuste salarial de 68,29% e o "direito de recusa", que permite ao empregado interromper o trabalho em caso de risco grave.
A Petrobras ofereceu na sexta aumento de 6% e já aceitou o "direito de recusa". Está marca para hoje reunião entre a empresa e os grevistas. (pág. 1 e B10)
FHC anunciou que o deputado Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM), candidato, irá para a Secretaria Geral da Presidência. A manobra permite que um pefelista, Heráclito Fortes (PI), ocupe o lugar de Virgílio na liderança do Governo no Congresso. (pág. A4)
As negociações para o fim do conflito entre católicos republicanos e protestantes que defendem a manutenção do domínio britânico na região estavam paralisadas devido à recusa do grupo terrorista em deixar de lado seu arsenal, como estava previsto em acordo de paz selado em 1998. (pág. A20)
O presidente Georg W. Bush pediu pessoalmente ao chanceler Shimon Peres a retirada. "Eu lhe disse que essa também é a nossa intenção", afirmou Peres. Ele reiterou, porém, o plano de só fazer isso quando o líder palestino Iasser Arafat atender à exigência de entrega dos suspeitos da morte do ministro Rehavam Zeevi. Bush prometeu manter "firme pressão", sobre Arafat. (pág. A18)
EDITORIAL
"Proteção de aço" - (...) A embaixada brasileira em Washington presta relevante serviço ao transformar em cifras comparáveis o protecionismo norte-americano contra exportações brasileiras.
Relatório recente mostrou que é de 45,6% a tarifa média aplicada às 15 principais mercadorias exportadas do Brasil para os EUA. Por seu turno, os 15 mais importantes produtos vendidos pelos norte-americanos ao Brasil são gravados, em média, em 14,3%.
O aço, que está entre os produtos brasileiros mais prejudicados pelo protecionismo de Washington, deve ser objeto de mais barreiras travestidas de medidas antidumping. (...) (pág. A2)
COLUNA
(Painel) - A cúpula do PMDB deve acionar o conselho político do partido para adiar as prévias presidenciais, marcadas para o mês de janeiro. Motivo: os governistas acham que, nas circunstâncias atuais, Itamar Franco tem grandes chances de vencê-las.
10/24/2001
Artigos Relacionados
Erro em registro civil poderá ser corrigido diretamente em cartório
Deputados admitem nova CPI
Deputados admitem nova CPI
CCJ aprova cooperação federativa na área de defesa civil
Senadores já admitem quebra de decoro
Senadores do PFL já admitem apressar votação