Escassez de água ameaça o futuro do planeta, diz Lindbergh Farias
Em pronunciamento nesta quarta-feira (18), o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) disse que em um futuro próximo a escassez de água poderá comprometer a produção de alimentos no planeta, caso os governos nacionais não adotem medidas capazes de elevar a produtividade hídrica em todo o mundo.
O senador lembrou que a questão foi debatida por especialistas nesta quarta-feira na audiência pública "Água: como conservá-la", promovida pela Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Rio+20 e do Regime Internacional sobre Mudanças Climáticas. O evento foi o primeiro de uma série de debates sobre temas de interesse da conferência que será realizada em 2012, no Rio de Janeiro.
Lindbergh Farias lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que um bilhão de pessoas não tenham acesso à água tratada, sendo que muitas ainda morrem em decorrência de doenças transmitidas pela contaminação dos mananciais.
O senador ressaltou que o país possui na Amazônia o maior rio em extensão e volume de água do planeta, lembrando ainda que a região também recebe chuvas abundantes em todo o ano, em mais de 90% de seu território. Ele também destacou que o território brasileiro está assentado sobre dois grandes aqüíferos, o Guarani e o de Alter do Chão, embora haja irregularidade na distribuição de água em várias regiões do país.
18/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Patrocínio alerta para escassez de água potável no planeta
COMEÇA SEMINÁRIO QUE VAI DISCUTIR FUTURO DA ÁGUA NO PLANETA
Lindbergh Farias elogia pronunciamento de Dilma na ONU
Lindbergh Farias critica processo de ‘impeachment’ no Paraguai
Lindbergh Farias defende proposta de reformulação da polícia
Lindbergh Farias condena ‘reforma tributária fatiada’