Escola aberta para a comunidade é proposta por Grazziotin



 

O deputado Roque Grazziotin (PT) protocolou na Assembléia Legislativa projeto que abre as escolas públicas da rede de ensino estadual para uso da comunidade.
“A idéia é que o espaço de lazer das escolas da rede estadual estejam disponíveis para a população, especialmente nos finais de semana”, explica o deputado.

Conforme o projeto, a escola deverá estar aberta para o desenvolvimento de atividades culturais e desportivas quando não estiver desenvolvendo atividades com os educandos.

Para o parlamentar, é uma forma de aproximar a escola da comunidade, ao mesmo tempo que proporciona aos jovens e crianças o desenvolvimento de atividades em ambiente adequado: “Hoje cada vez mais rareiam os tradicionais “campinhos de futebol” onde a gurizada jogava bola . Acredito que abrindo a escola para estas atividades, a população passará a valorizar ainda mais aquele patrimônio que é seu e que estará à disposição para uma ocupação ordenada e responsável”.

Grazziotin acredita que quando a comunidade se apropria de forma responsável de uma ferramenta que é para uso comum de forma mais efetiva, passa a se sentir mais responsável pela conservação do local, ao tempo que percebe a preocupação do estado com a integração cada vez maior dos cidadãos: “A comunidade se dá conta de que além da educação formal, a escola também é um espaço integrador para a formação cultural, desportiva e de consciência cidadã”, finaliza.


02/22/2002


Artigos Relacionados


Educação: Escola estadual de Diadema é exemplo para comunidade

Circo-Escola São Remo leva lazer e conhecimento para a comunidade

Aberta inscrição para cursos de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro

Comunidade: Escola Estadual será altar para casamento comunitário de 58 casais de Santo André

Aberta reunião para votar proposta do novo Código Penal

Programa aproxima a escola da comunidade