Escolas podem se cadastrar na Olimpíada Brasileira de Astronomia até dia 31
As escolas que desejam participar da XIV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) têm até esta quinta-feira (31) para se cadastrar no site oficial da iniciativa. As escolas que participaram da última olimpíada não precisam se recadastrar. Este ano, a OBA será realizada no dia 13 de maio.
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e pela Eletrobras Furnas. Concorrem alunos de todas as séries dos ensinos fundamental e médio, em todo o território nacional.
Os objetivos da olimpíada são fomentar o interesse dos jovens pela astronomia e pela astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.
Segundo o coordenador nacional da OBA, João Batista Canalle, 16 mil escolas receberão as provas este ano. “Sabemos, por nossa experiência anterior, que apenas metade delas de fato aplicará, corrigirá e devolverá as provas para nós”, disse Canalle. O coordenador explicou, também, que cerca de 100 alunos por escola fazem a prova. “Esperamos quase 800 mil alunos na XIV OBA”, afirmou.
Todos os estudantes e professores participantes recebem um certificado. Os 30 mil que se destacam são agraciados com medalhas. “Enviamos, também, para cada escola participante, um pacote contendo exemplares da revista Ciência Hoje e Ciência Hoje das Crianças. Neste ano, enviaremos um exemplar do livro “Fascínio do Universo” e mais alguns itens que conseguirmos em doação de editoras”, contou Canalle.
Os 60 alunos mais bem colocados nas questões de astronáutica da OBA e seus professores serão selecionados para participarem da Jornada Espacial, que é realizada em São José dos Campos (SP). O evento visa despertar nos jovens o interesse pela área espacial, revelar novos talentos e permitir aos alunos um contato direto com pesquisadores das áreas de astronomia e astronáutica.
Os alunos bem colocados na OBA são, ainda, convidados a participar da Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, da Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica, da Jornada de Foguetes e da Jornada de Energia.
“Com a OBA, conseguimos interagir com os professores por meio das provas, do material de ensino, das atividades práticas, entre outros”, contou Canalle. Segundo ele, a olimpíada promoveu, também, a aproximação entre astrônomos profissionais e amadores e as escolas. “Creio que estamos conseguindo motivar alunos a estudarem mais astronomia e astronáutica. Talvez alguns destes participantes pensem em continuar seus estudos nessas áreas ou em ciências exatas”, concluiu o coordenador.
Fonte:
Agência Espacial Brasileira
29/03/2011 18:15
Artigos Relacionados
Escolas já podem se inscrever para a Olimpíada Brasileira de Matemática
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica recebe inscrições
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica abre inscrições
Olimpíada Brasileira de Matemática 2013 tem maior adesão de escolas
Divulgados vencedores da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Prova da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas será em 15 de setembro