Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica abre inscrições



Os estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todo o País interessados em participar da 16ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) já podem fazer suas inscrições. O prazo vai até o dia 13 de março e as provas acontecem no dia 10 de maio, nas próprias escolas.

As instituições que ainda não participaram devem se inscrever pelo site da olimpíada ou pelas fichas de cadastro enviadas a todas as escolas ainda não envolvidas.

A OBA já conta, até hoje, com quase cinco milhões de participantes. Em 2012, a olimpíada distribuiu mais de 32 mil medalhas e reuniu cerca de 800 mil alunos de aproximadamente nove mil escolas de todas as regiões do Brasil, envolvendo 64 mil professores. A expectativa deste ano é ultrapassar a marca de um milhão de participantes.

A olimpíada é dividida em quatro níveis. Os três primeiros são para alunos do fundamental, e o quarto, para o ensino médio. As medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida pelo aluno na prova, nos quatro diferentes níveis.

Formato e conteúdo

Segundo o coordenador nacional da OBA, o astrônomo João Canalle, cada prova será constituída de dez perguntas: cinco de astronomia, três de astronáutica e duas de energia.