Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica recebe inscrições
A 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) vai acontecer no dia 16 de maio e as inscrições para escolas ainda não participantes já estão abertas. Os alunos mais bem classificados vão poder participar de eventos científicos como as olimpíadas internacional e latino-americana da área, além das jornadas Espacial e de Foguetes e do Space Camp.
Podem participar da OBA estudantes que estejam em qualquer ano do ensino fundamental ou médio matriculados em escolas públicas e particulares. As instituições de ensino que não participaram de edições anteriores podem se inscrever pelo site da olimpíada ou por meio das fichas de cadastros enviadas a todas as escolas. O prazo vai até 16 de março e as provas acontecem em fase única nas próprias escolas.
A olimpíada é dividida em quatro níveis. Os três primeiros são para alunos do fundamental, e o quarto, para o ensino médio. As medalhas serão distribuídas conforme a pontuação obtida na prova, separadas pelos respectivos níveis. Ao todo, são distribuídas 33 mil medalhas, ou seja, cerca de 4% dos alunos recebem medalhas.
O exame é constituído de dez perguntas – sete de astronomia e três de astronáutica. A maioria das questões é de raciocínio lógico. De acordo com o astrônomo João Batista Garcia Canalle, coordenador nacional da OBA, o objetivo da olimpíada é levar a maior quantidade de informações sobre ciências espaciais para a sala de aula, além de despertar o interesse nos jovens por essas disciplinas.
Sem rivalidade
Canalle ressalta que a iniciativa não tem intenção de criar rivalidade entre escolas ou promover competição entre cidades ou estados: “Queremos promover a disseminação dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa entre professores e alunos, além de mantê-los atualizados”.
Os estudantes com melhor classificação, neste ano, vão integrar as equipes para representar o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2015. Os participantes da edição vão concorrer também a vagas nas jornadas espaciais e no Space Camp. Os alunos recebem, nesses encontros, material didático e assistem a palestras de especialistas.
Até hoje, a OBA conta com quase 6 milhões de participantes. Em 2013, a olimpíada distribuiu 34 mil medalhas e reuniu 775 mil alunos de aproximadamente 9 mil escolas de todas as regiões do Brasil, envolvendo quase 63 mil professores . “Nossa expectativa, este ano, é ultrapassar a marca de 1 milhão de participantes”, comenta Canalle.
A OBA é coordenada por uma comissão formada por membros da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI).
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
06/02/2014 15:54
Artigos Relacionados
Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica abre inscrições
Brasil conquista medalhas na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica
Escolas podem se cadastrar na Olimpíada Brasileira de Astronomia até dia 31
Raupp recebe medalhistas da Olimpíada Internacional de Astronomia
Inscrições para olimpíada brasileira de robótica vão até dia 27
33ª Olimpíada Brasileira de Matemática abre período de inscrições