Escolas poderão ter todos os anos uma Semana de Educação Ambiental



A instituição de uma semana de educação ambiental a cada ano nas escolas de ensino fundamental e médio é um dos 26 itens na pauta de votações da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), que se reúne nesta terça-feira (3). As votações de projetos têm início logo após audiência pública sobre a Conferência Rio+20.

De autoria do ex-deputado Maurício Rands (PT-PE), o projeto de lei (PLC 15/09) recebeu parecer favorável da relatora, a senadora Ana Rita (PT-ES). O texto estabelece que a semana de educação ambiental se realizará anualmente na primeira quinzena do mês de junho – 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente - e contará com atividades desenvolvidas em todos as disciplinas curriculares.

Na opinião da relatora, a semana de educação ambiental deve ser uma ocasião para a abordagem do tema de forma articulada, buscando conscientizar crianças e jovens sobre a necessidade de mudança dos padrões de conduta da civilização, a fim de garantir sua sustentabilidade, um meio ambiente saudável e a preservação da biodiversidade.

Ana Rita apresentou emenda para deixar claro que a realização da semana comemorativa não deve substituir as atividades permanentes ou periódicas realizadas pelas escolas sobre preservação do meio ambiente ou temas correlatos.

Se aprovado na CMA, o projeto segue para apreciação, em decisão terminativa, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

 

Confira a pauta da CMA



30/03/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


CMA aprova instituição da semana de educação ambiental nas escolas

Projeto institui Semana de Educação Ambiental em escolas e universidades

Escolas poderão vir a oferecer carteiras escolares em número suficiente a todos os alunos canhotos

LUZIA PROPÕE INCLUSÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO

PROJETO INSTITUI PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO

SP lança programa de educação ambiental nas escolas