Escolha de presidentes de comissões em 'negociações finais', diz líder do governo
As lideranças partidárias estão em “negociações finais” para a escolha dos presidentes das comissões permanentes do Senado. A informação é do líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM). Ele confirmou ainda que serão instaladas na tarde desta quarta-feira (20) as comissões mistas destinadas a avaliar 14 medidas provisórias editadas pelo governo.
- As lideranças devem estabelecer um entendimento a respeito das comissões. Há uma proporcionalidade que deve ser obedecida, e as negociações estão sendo concluídas – disse Braga, após reunir-se com os líderes do PSDB, Aloysio Nunes (SP), e do DEM, José Agripino (RN).
A negociação está relacionada à distribuição dos comandos das comissões permanentes entre os partidos. Já está praticamente definido que as duas principais comissões – as de Assuntos Econômicos (CAE) e de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) – deverão ficar, respectivamente, com o PT e o PMDB. A definição sobre a presidência das demais comissões, porém, ainda depende da conclusão de acordos para decidir, principalmente, a quem caberão as Comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Medidas Provisórias
A partir das 14h, serão instaladas as comissões que examinarão 14 novas medidas provisórias. Entre elas, estão a MP 589/2012, que dispõe sobre o parcelamento de débitos junto à Fazenda Nacional relativos a contribuições previdenciárias; a MP 590/2012, que amplia a idade limite de crianças e adolescentes que compõem as unidades familiares beneficiárias do Bolsa Família que podem receber benefício para superação da extrema pobreza; e a MP 591/2012, que dispõe sobre concessões de energia elétrica e modicidade tarifária.
20/02/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Renan aplaude consenso na escolha de presidentes de comissões
Tião Viana: escolha de presidentes de comissões ocorre em clima de entendimento
Escolha de presidentes das comissões deve ficar para depois do Carnaval, informa Jucá
ESTEVÃO APLAUDE ESCOLHA DE BEZERRA PARA LÍDER DO GOVERNO
Líderes manifestam otimismo com escolha de Eduardo Braga para líder do governo
PDT se divide na escolha do líder