Tião Viana: escolha de presidentes de comissões ocorre em clima de entendimento



O senador Tião Viana (PT-AC), líder do PT, afirmou que a definição dos nomes dos novos presidentes das comissões permanentes do Senado está ocorrendo em clima de amplo entendimento entre os partidos, seguindo a ordem da proporcionalidade de representação e a tradição da Casa. Tião Viana disse esperar que a participação dos partidos nas comissões permanentes esteja plenamente definida após a reunião de líderes partidários nesta terça-feira (11), às 11h.

- Não houve nenhum ato de oportunismo político de qualquer partido - disse o senador.

As conversações em torno da presidência das comissões têm demonstrado, de acordo com Tião Viana, -maturidade política de todos os líderes-. Ele apontou para a responsabilidade dos parlamentares frente aos desafios desta legislatura, ante a necessidade de reformas no âmbito do Estado.

O parlamentar pelo Acre adiantou também que o PT deverá ocupar presidência da Comissão de Relações Exteriores (CRE) e da recém criada Comissão de Legislação Participativa, que examinará as proposições de organizações da sociedade civil. Quanto à presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), anteriormente pleiteada pelo partido, deverá ficar com o PMDB, ainda pelo critério de proporcionalidade. Os peemedebistas, apesar da tentativa de convencimento pelo PT, não abriram mão de presidir a CAE. Quanto à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), deverá caber ao PFL.

Tião Viana descartou a hipótese de o PT obter a presidência de qualquer comissão com base no número de integrantes do recém-formado bloco do governo. Ele informou também que o bloco, formado, além do PT, pelo PL, PTB e PSB, deverá somar 42 vagas nas comissões.



10/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Encontro de Olívio e Zambiasi ocorre em clima de entendimento

Renan aplaude consenso na escolha de presidentes de comissões

Escolha de presidentes de comissões em 'negociações finais', diz líder do governo

Escolha de presidentes das comissões deve ficar para depois do Carnaval, informa Jucá

Tião Viana vê novo momento político e possibilidade de entendimento

TIÃO VIANA DIZ QUE ACRE FINALMENTE VIVE CLIMA POLÍTICO DEMOCRÁTICO