Especial D.O.: Convênio da Unicamp e ANJ pretende ampliar número de projetos entre jornais e escolas
Objetivo é beneficiar, inicialmente, 55 programas de jornal e educação existentes no Brasil com suporte pedagógico e de pesquisa
Convênio firmado entre a Associação Nacional de Jornais (ANJ) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) pretende ampliar o número de projetos de relacionamento entre jornais e escolas no País. O intuito da parceria é beneficiar, inicialmente, os 55 programas de jornal e educação existentes no Brasil com suporte pedagógico e de pesquisa.
A primeira ação conjunta das duas instituições foi o curso Jornal e Educação: Princípios Básicos, que ocorreu simultaneamente à 3ª edição do seminário nacional O Professor e a Leitura do Jornal, de 18 a 20 de julho, no Centro de Convenções da Unicamp. O curso, dirigido a coordenadores de projetos educacionais em empresas jornalísticas, se estendeu até o dia 22, com palestras em Campinas e Itu.
Para refletir sobre questões pertinentes à elaboração de propostas de políticas públicas que viabilizem a presença do jornal no cotidiano das escolas e na vida dos professores, a organização do evento apostou num time selecionado de especialistas da área de comunicação e educação. Entre os conferencistas, Ezequiel Theodoro da Silva, da Unicamp (coordenador do seminário), e o jornalista Amarildo Carnicel. O professor do curso de jornalismo da PUC-Campinas e jornalista Marcel Cheida falou sobre o papel do jornal na formação continuada de professores. Carmen Lozza, da ANJ, abordou os quesitos e os caminhos para a conquista do hábito da leitura de jornais.
O efeito do avanço tecnológico na educação foi o tema tratado pela especialista em comunicação e educação Maria Aparecida Baccega, professora do Programa de Mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e livre-docente aposentada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).
Memória da imprensa - Professor-colaborador da Faculdade de Educação (FE) da Unicamp, Hilário Fracalanza afirmou que muitas ações voltadas à aproximação entre a escola e a imprensa foram inspiradas nas duas primeiras edições do seminário. Exemplo disso é o esforço conjunto entre Unicamp, Unesp, ANJ e Diretorias de Ensino (Assis, Marília e Campinas) que dão origem a um programa de memória da imprensa integrado por professores de ensino fundamental e médio. Esse projeto apresenta diagnóstico abrangente e profundo sobre a leitura de texto jornalístico por professores de ensino fundamental da rede pública estadual de São Paulo e municipal (Campinas). Visa ainda a traçar perfil de trabalho escolar que esse professor desenvolve com textos informativos impressos.
Com este seminário, a expectativa do professor Hilário Fracalanza é ter promovido ampla discussão dos programas de relacionamento entre jornal e educação, reflexão sobre os critérios e princípios básicos que devem nortear tais programas e, principalmente, colaborar com subsídios para políticas públicas apropriadas a essa temática. O seminário teve a participação de 380 profissionais inscritos e a apresentação de 20 trabalhos de pesquisa em sessões de comunicação oral. Houve 18 relatos de experiência expostos em painéis. O material será depois reunido em CD-ROM e divulgado pela Internet.
Entre os participantes, havia 50 coordenadores de programas de relacionamento entre jornal e educação, representantes de 40 jornais do País. Esses profissionais desenvolvem diferentes atividades de leitura com professores de educação básica e seus alunos. O evento é uma realização da Rede Anhangüera de Comunicação (RAC), Correio Escola, Acorde Cooperativa Educacional e Faculdade de Educação da Unicamp.
Viviane
08/03/2006
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