Convênio pretende assegurar defesa de direitos do consumidor com deficiência
Secretaria e Procon-SP assumem compromisso de capacitar agentes e garantir direitos
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania, por meio da Fundação Procon-SP, firmaram nesta terça-feira, 20, um convênio para assegurar a defesa dos direitos do consumidor portador de deficiência. O objetivo é capacitar agentes públicos visando à promoção e à difusão da proteção e defesa dos direitos desses consumidores.
Com vigência de dois anos, o convênio inclui conhecimento técnico e jurídico, produção e divulgação de material educativo, além de seminários e debates sobre o tema. "O acesso e a garantia de direitos devem ser para todas as pessoas, sem distinção. Oficializar uma parceria como essa tem um significado muito especial”, destacou a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.
Capacitação
A parceria permite capacitação mútua de servidores para ampliar e difundir o conhecimento sobre os direitos do consumidor com deficiência ou mobilidade reduzida. Segundo o diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Paulo Arthur Góes, o trabalho conjunto deve agilizar e aperfeiçoar a fiscalização de demandas desses consumidores. “A integração entre as duas secretarias beneficia um grupo de consumidores tão importante para o mercado quanto qualquer outro e que precisa ter assegurado seus direitos”, explica.
Do Portal do Governo do Estado
03/21/2012
Artigos Relacionados
Código de Defesa do Consumidor estabelece direitos e deveres
Código de Defesa do Consumidor é marco na busca por direitos
CMA deve votar projetos em defesa dos direitos do consumidor
Mão Santa destaca iniciativas do Senado na defesa dos direitos das pessoas com deficiência
Congresso reativa Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência
Renan: atualização do Código de Defesa do Consumidor ampliará direitos dos consumidores