Especialista destaca vantagem ambiental de energia nuclear
O uso de energia nuclear vem crescendo em todo mundo e, apesar do temor que os rejeitos nucleares provocam, esta modalidade traz vantagem ambiental significativa, já que representa pequena emissão de gás carbônico, segundo Altino Ventura Filho, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia. Em audiência pública conjunta das comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) ainda em curso, ele defendeu a diversificação da matriz energética brasileira. O especialista lembrou que o potencial hidrelétrico do país não deve ser utilizado até seu esgotamento, sendo necessário investir em fontes alternativas.
Othon Luiz Pinheiro da Silva, diretor-presidente da Eletronuclear, comentou o cronograma de implantação do programa nuclear brasileiro, que prevê a instalação de mais duas centrais até 2030. Angra 3 deve iniciar seu funcionamento até maio de 2015 e, em 2019, deverá entrar em funcionamento a primeira usina no Nordeste, com grande possibilidade de que seja instalada entre Salvador (BA) ou Recife (PE). Uma nova usina deve ser construída na Região Sudeste, sendo o Espírito Santo um forte candidato para sediar a unidade, mencionou.
Ivo Bukareasky, representante do Ministério do Meio Ambiente, citou a importância de manter a qualidade de vida sem elevar o consumo da energia, com a utilização de tecnologia que permita o desenvolvimento com baixo consumo.
Mais informações a seguir
20/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Viabilidade econômica e ambiental da energia nuclear é avaliada em audiência pública
Senadores debatem com especialistas viabilidade econômica e ambiental da energia nuclear no país
João Vicente Claudino destaca potencial energético do Brasil e critica uso de energia nuclear
Energia é vantagem de sulamericanos, diz Carlos Lessa no Senado
Brasil leva vantagem por contar com fontes renováveis de energia, diz secretário de Desenvolvimento Energético
Especialista defende Lei de Responsabilidade Ambiental para o país