João Vicente Claudino destaca potencial energético do Brasil e critica uso de energia nuclear



O senador João Vicente Claudino (PTB-PI) destacou o potencial energético do Brasil e a importância de investimentos na produção de energia limpa.

- O Brasil causa inveja a muitos países devido a seu potencial - disse, em discurso nesta quinta-feira (7).

João Vicente Claudino citou artigo do físico José Goldemberg sobre a matriz energética brasileira, publicado no ano passado pelo jornal O Estado de São Paulo, em que o cientista discorre sobre o novo Plano Decenal de Energia do Brasil. Goldemberg foi reitor da Universidade de São Paulo (USP), presidente da Sociedade Brasileira de Física e ministro da Educação no governo Collor.

De acordo com o senador, o físico critica os planos anteriores, pois resultaram "na produção de energia em termelétrica, distante do conceito de energia limpa". Goldemberg salientou que o novo plano procura corrigir desvios de planos anteriores, "contribuindo para a retomada de energia sustentável", com o uso de biomassas, usinas eólicas e hidrelétricas.

João Vicente Claudino disse que o novo plano decenal ainda deixa a desejar na questão do uso racional de energia. De acordo com o parlamentar, o Brasil precisa economizar energia para não comprometer o crescimento econômico.

O senador criticou o uso de usinas nucleares e lembrou os problemas enfrentados pelo Japão na administração desse tipo de energia, após o terremoto que atingiu aquele país. O senador também citou artigo de Carlos Drummond de Andrade, de 1980, no qual o poeta já criticava o uso de energia nuclear.

- Em que ponto o investimento nessa modalidade é vantajosa para o Brasil? - questionou o senador.

João Vicente Claudino ainda destacou a importância de o Brasil investir em energia limpa e disse que no Piauí, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê a criação de cinco hidrelétricas, que serão as maiores obras do PAC no estado. De acordo com o senador, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu que pelo menos três dessas usinas serão iniciadas ainda neste ano.

O senador disse que espera "contar com o bom senso dos governantes" para que a energia não poluente seja prioritária no País.

- O Brasil é abençoado por Deus, com várias possibilidades de geração de energia - afirmou.



07/04/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


João Vicente Claudino destaca agricultura orgânica no Piauí

Brasil precisa investir em infraestrutura aeroportuária, diz João Vicente Claudino

João Vicente Claudino cobra mudanças na educação para preparar mão-de-obra no Brasil

João Vicente Claudino elogia TCE-PI

Reginaldo destaca potencial energético dos ventos

João Vicente Claudino cobra votação da PEC da Juventude