Especialistas analisam sistema que monitora desertificação



O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em parceria com a Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável do Ministério do Meio Ambiente (MMA), realiza reunião sobre o projeto DesertWatch Extension (DW-E) em sua sede, em Campina Grande (PB), desta quinta (24) a sexta-feira (25).

O DesertWatch é um projeto da Agência Espacial Europeia (ESA) que visa ao desenvolvimento de um sistema de informação orientado para o usuário, com base na tecnologia de observação da terra (OT), para apoiar as autoridades nacionais e locais na resposta aos informes da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação (UNCCD) e no monitoramento de tendências de degradação das terras ao longo do tempo. 

Na reunião, o sistema de informação será instalado no Insa e haverá treinamento para sua utilização. O representante da ESA, Ricardo D’Armas, irá capacitar a equipe técnica das diversas instituições federais e estaduais presentes no evento a utilizar o sistema de informação e monitoramento da desertificação.

Participam do evento representantes da Embrapa Semiárido, Funceme, Inpe, Secretaria de Desenvolvimento Rural do Ministério do Meio Ambiente, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará, Secretaria de Meio Ambiente do estado da Paraíba, Apne, AEB, Iica, Inmet, Itamaraty, Sudene, ABC, Ibama, Geophoto, UFCG, ICMBio, Aesa, Capre, entre outros.

 

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação 



24/11/2011 15:19


Artigos Relacionados


Especialistas conseguem manter tema da desertificação no documento base para a Rio+20

Comissão de Meio Ambiente ouve especialistas sobre combate a desertificação

Especialistas analisam causas do blecaute

Especialistas analisam crise na suinocultura

Especialistas analisam desafios da aviação regional

Especialistas analisam proposta de mudanças da estrutura do Senado