Especialistas debaterão vistoria periódica obrigatória em edifícios



VEJA MAIS

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) promove audiência pública na próxima quarta-feira (10), às 9h, para instruir o PLS 491/2011 que determina a realização periódica de inspeções em edificações e cria o Laudo de Inspeção Técnica de Edificações (Lite). O projeto foi apontado como medida necessária para evitar tragédias em debate realizado na última quinta-feira (4) pela Comissão Temporária de Prevenção e Combate a Incêndios.

O projeto em discussão, do senador licenciado Marcelo Crivella, define como edificação o conjunto formado por qualquer obra de engenharia da construção, concluída e entregue para uso, com seus elementos complementares, como sistemas de ar-condicionado, geradores de energia, elevadores, escada rolante, subestação elétrica, caldeiras, instalações elétricas, monta-cargas e transformadores entre outros.

Pelo texto original, barragens e estádios de futebol não estarão sujeitas às inspeções técnicas. Em seu voto favorável à aprovação da matéria, o relator Zeze Perrella (PDT-MG) apresentou emenda ao texto excluindo também da obrigação das vistorias residências unifamiliares de até três pavimentos, ainda que em condomínios horizontais.

Em sua justificativa, Crivella argumenta que tragédias, como o incêndio do edifício Joelma, em 1974, que ceifou a vida de 188 pessoas, e o desabamento do edifício Palace 2, em 1998, poderiam ser evitadas caso houvesse uma política nacional de inspeção periódica de edifícios no país. Ele voltou a pedir a aprovação do projeto após a queda de três prédios no centro da cidade do Rio de Janeiro, em janeiro de 2012.

Para discutir o tema, foram convidados o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Paulo Safady Simão; o presidente do Sindicato Intermunicipal das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Residenciais e Comerciais no Rio Grande do Sul (Secovi-RS), Moacyr Schukster; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz; o diretor-geral do Instituto Sprinkler do Brasil, Marcelo Olivieri de Lima; o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), José Tadeu da Silva; e o secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana.



05/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDR vota projeto que torna obrigatória vistoria periódica em edifícios

Crivella pede aprovação de projeto que determina fiscalização periódica de edifícios

Exigência de inspeção periódica em edifícios é aprovada e pode seguir para a Câmara

Especialistas apoiam projeto que determina inspeções periódicas em edifícios

Especialistas debaterão estímulo à produção nacional na televisão

Especialistas em música defendem inclusão de educação musical como disciplina obrigatória no currículo escolar