Especialistas em segurança nas fronteiras participam de encontro no Pará
A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça realiza até esta quarta-feira (30), em Oriximiná (PA), o I Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras. Com a participação da sociedade civil e de representantes dos governos federal, estadual e municipais, o evento tem o objetivo de discutir o enfrentamento e a prevenção da violência e criminalidade nas regiões de fronteira do Brasil.
Será analisada a importância das ações municipais e do policiamento comunitário na segurança da fronteira e debatido o papel das Forças Armadas e das polícias Militar, Civil e Federal no combate à criminalidade, no trabalho de inteligência contra o crime e na formulação de estatísticas dos crimes fronteiriços.
O aumento da segurança nas regiões de fronteira é uma das ações estruturantes do Ministério da Justiça. Em junho de 2011, o governo federal lançou o Plano Estratégico de Fronteiras, cujo objetivo central é a redução dos índices de criminalidade e o enfrentamento ao crime organizado. Os eventos em Oriximiná também terão a função de fortalecer essas ações.
Em paralelo ao simpósio, a Senasp realizará o IV Encontro Técnico da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron) e o III Encontro do Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação Integrada do próprio Enafron. Responsável por criar um sistema integrado de comunicação na fronteira, o grupo tem discutido como padronizar a tecnologia de radiocomunicação digital nos 11 estados que fazem divisa com outros países – Pará, Amapá, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
A intenção é propor os locais de instalação dos Centros Integrados de Comunicações de Fronteira, estipular municípios prioritários para implantação e definir padrões necessários para funcionamento e manutenção do sistema.
Além dos debates, a Senasp fará visitas técnicas às instalações policiais nas cidades de Oriximiná e Óbidos. Os integrantes do GT de Comunicação Integrada da Enafron farão testes nos padrões de tecnologia digital e nos equipamentos de transmissão e recepção de dados.
Fonte:
Ministério da Justiça
29/05/2012 15:19
Artigos Relacionados
Evento: Especialistas no ECA participam de encontro na região de Perus e Pirituba
Fronteiras com o Paraguai e Bolívia são prioridades para segurança, diz general brasileiro
Expedito Júnior defende fundo emergencial para segurança nas fronteiras
Encontro reúne especialistas para criação de bancos de alimentos
Brasil convida Peru para plano estratégico que garante segurança nas fronteiras
Especialistas em cana participam de missão internacional na Guiana