Expedito Júnior defende fundo emergencial para segurança nas fronteiras



O senador Expedito Júnior (PR-RO) apresentou, nesta quinta-feira (22), proposta de emenda à Constituição (PEC) para criação do Fundo Emergencial Temporário para Segurança nas Fronteiras. Caso seja aprovado, o fundo deverá vigorar até o ano de 2020 e ter orçamento anual de, no mínimo, R$ 2 bilhões.

- Esses recursos extraordinários serão usados em cooperação entre estados e governo federal em ações de vigilância e segurança nas fronteiras - explicou.

Pela PEC, os estados fronteiriços terão o acesso a esses recursos condicionado à celebração de convênio com a União em programas ou projetos para fortalecer a segurança e o policiamento na área. O parlamentar aponta a frágil vigilância nos 15.719 quilômetros de fronteiras terrestres do país, principalmente na região amazônica, situação que as torna vulneráveis ao contrabando de drogas e armas.

Como o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) apresentou proposta semelhante, Expedito solicitou a tramitação conjunta das matérias. O senador por Rondônia também solicitou a transcrição de entrevista do ex-senador Sérgio Cabral ao jornal Tribuna da Imprensa, onde aponta a região de fronteira como rota de traficantes.



22/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expedito Júnior vai propor criação de Fundo Emergencial para Fronteiras

Expedito defende criação de fundo temporário para fiscalização de fronteiras

Expedito Júnior defende compensação para municípios que perderam recursos do FPM

Expedito Júnior defende solução negociada para moradores de reserva

Expedito Júnior defende reajuste salarial para militares da ativa de ex-territórios

Expedito Júnior defende PEC que transfere para a União servidores do ex-território de Rondônia