Espírito Santo recebe 43ª edição da Caravana da Anistia



A Caravana da Anistia, organizada pelo Ministério da Justiça, vai analisar 22 casos de pessoas perseguidas entre 1964 e 1985, período da ditadura brasileira. Os julgamentos serão realizados nesta sexta-feira (24), no auditório Manoel Vereza, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Vitória.


Uma solenidade de abertura em homenagem aos ex-perseguidos políticos do Espírito Santo será realizada antes da sessão de julgamento, às 9h. Durante o julgamento real, haverá duas sessões simultâneas. Primeiro o conselheiro-relator apresenta o parecer, depois o anistiado se pronuncia e, em seguida, o conjunto de conselheiros vota.


Pela Lei de Anistia, caso o requerimento de anistia política seja deferido, poderá resultar em dois tipos de reparação econômica: prestação única, cujo teto está fixado em R$ 100 mil; ou prestações mensais, permanentes e continuadas, quando o valor for maior. Há ainda a possibilidade da simples declaração de anistiado político, que não prevê indenização. 


A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça é responsável por fazer valer o princípio da anistia ampla, geral e irrestrita. Até hoje, foram realizadas 42 caravanas em 18 estados do País. Desde 2001, quando a comissão foi criada, já foram julgados pelo menos 57 mil processos.


De acordo com a vice-presidente da Comissão de Anistia, Sueli Bellato, o projeto das caravanas visa, sobretudo, reparar simbolicamente àqueles que sofreram perseguição política e desenvolver uma política pública de educação em direitos humanos. 


“Temos como objetivo resgatar, preservar e divulgar a memória política brasileira, de modo a estimular e difundir os temas da anistia política, da democracia e da justiça de transição”, completa.


Fonte:
Ministério da Justiça



23/09/2010 17:44


Artigos Relacionados


Caravana da Anistia chega a 51ª edição e julga 21 processos em Recife

São Paulo recebe a primeira Caravana da Anistia de 2011

Fortaleza recebe primeira edição da Caravana Direitos Humanos pelo Brasil

Espírito Santo recebe doações vindas da Argentina

Espírito Santo recebe ajuda da Força Nacional do SUS

Espírito Santo do Turvo recebe 94 casas da CDHU