Estádio de Natal recebe cuidados especiais com gramado



Pronta para receber alguns dos principais jogadores de futebol do planeta durante a Copa do Mundo de 2014, a Arena das Dunas, em Natal, conta com estrutura planejada para dar aos atletas as condições ideais de jogo.  

As novidades começam pelo gramado. A grama, do tipo Bermuda Tifton 419, é própria para o clima quente da região Nordeste. O sistema de drenagem garante que as partidas ocorram mesmo em dias chuvosos.

O plantio foi feito no dia 18 de agosto de 2013, de forma mecanizada. A grama, cultivada em uma fazenda no município de Touros (RN), possui certificação internacional quanto à pureza genética. O tipo de grama utilizada tem folhas estreitas, de crescimento rápido, e forma gramados densos, com excelente tolerância ao pisoteio e rápida regeneração em caso de danos.

“Seguindo as recomendações da Fifa, plantamos a grama em mudas. É uma grama para o verão. Ela gosta muito de sol, ventilação e água. Os cortes e a adubação são diários, para que a raiz cresça e a grama crie aderência”, explica Charles Maia, diretor da Arena das Dunas.

Com dimensões de 105 metros de comprimento por 68 de largura, o campo fica a uma distância de cerca de 15 metros para o primeiro lance de arquibancada. Com isso, os atletas sentirão mais de perto as reações da torcida.

Luzes
A iluminação é outro aspecto que merece destaque. São 306 refletores, cada um com potência de 800 Kwatts, dispostos de modo a evitar sombras no campo e garantir luz homogênea no estádio, possibilitando as transmissões de TV na tecnologia Full HD. A arena está equipada com quatro geradores de 750 KVA cada, interligados a uma central “no break”, que será acionada caso haja alguma queda de energia.

Imprensa
Os jornalistas e profissionais de imprensa terão 80 posições à disposição para a cobertura de jogos no estádio. São duas cabines de TV, uma sala de coletivas que comporta 250 pessoas e uma zona mista com 470 m².

Vestiários
Os vestiários foram planejados para garantir o conforto dos jogadores. São quatro: um para cada time e dois para a arbitragem (um feminino e um masculino), espaços para gandulas e antidoping. São 12 duchas em cada um dos vestiários para os jogadores e mais sete banheiras para cada time. Cada uma das equipes também terá uma sala de aquecimento com grama sintética.

 

Fonte:
Portal da Copa



22/01/2014 14:19


Artigos Relacionados


Gramado do estádio Presidente Vargas é reformado

Estádio Presidente Vargas passará por tratamento no gramado

Com 96% da obra concluída, estádio Mineirão tem plantio do gramado finalizado

Dilma: gestantes terão cuidados especiais

Animais precisam de cuidados especiais no verão

Ligações em viagens exigem cuidados especiais dos consumidores