Estado de São Paulo é elogiado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos
nd
O governo paulista foi elogiado nesta semana, em São José, na Costa Rica, pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). Recentemente a comissão esteve no Brasil para apurar as denúncias de superlotação na Penitenciária de Araraquara e de maus tratos sofridos pelos presos por parte do governo paulista.
Na ocasião, a comissão comprovou que os presos já haviam sido transferidos a outras unidades para que a reforma fosse iniciada. Além disso, os presos relataram à comissão, não estarem sofrendo nenhuma forma de violência.
A constatação foi relatada para a Corte Interamericana de Direitos Humanos por meio de um relatório e sua conclusão foi apresentada durante audiência pública em que estavam presentes, como representantes do Estado, a secretária da Justiça e Cidadania, Eunice Aparecida de Jesus Prudente, e o procurador-geral do Estado, Elival da Silva Ramos.
Para o procurador, o relatório apresentado pela comissão foi muito positivo para São Paulo. “A comissão ficou bastante impressionada com a rapidez que o estado se comportou para que a situação fosse resolvida”, disse.
Ele informou que a comissão continuará acompanhando a questão e que, em 2007, poderá retornar ao país para uma nova vistoria.
10/01/2006
Artigos Relacionados
Estado de São Paulo é elogiado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos
Lembo recebe representantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA
Brasil recebe Corte Interamericana de Direitos Humanos
RECONHECIDA COMPETÊNCIA DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS
Secretaria recebe juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos
CPI ouve presidente da Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos