Brasil recebe Corte Interamericana de Direitos Humanos



A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), recebeu nesta terça-feira (22), em Brasília, o presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Diego Garcia, e o juiz do colegiado, Roberto Caldas. Durante o encontro, foi discutido, entre outros temas, a participação de representantes do governo brasileiro na Sessão da Corte, que ocorrerá no Brasil, entre os dias 11 e 14 de novembro, no Supremo Tribunal Federal.

Ao receber o convite, Rosário confirmou sua presença e afirmou que o governo brasileiro está honrado com o deslocamento temporário da Corte. “O governo brasileiro quer que a Corte Interamericana de Direitos Humanos seja bem recebida, e não pouparemos esforços para que isso ocorra no mais lato nível”, afirmou.

O Juiz Diego Garcia solicitou ainda que a SDH ajude na divulgação de um mecanismo de busca de jurisprudência da Corte. A ministra aprovou a ideia e aproveitou para divulgar a realização do Concurso Nacional Sistema Interamericano de Direitos Humanos 2013. O Concurso, que está em andamento, é destinado a disseminar o conhecimento sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos como estratégia de consolidar uma cultura de Direitos Humanos no Brasil.

Exumação do ex-presidente Jango

Na ocasião, Maria do Rosário convidou o presidente da Corte, bem como o juiz Roberto Caldas, para participarem da cerimônia de recepção dos restos mortais do ex-presidente João Goulart. A exumação de Jango está prevista para o dia 13 de novembro.

O ex-presidente morreu no exílio, durante a ditadura militar, e não chegou a receber nenhuma honraria como Chefe de Estado à época.

Fonte:

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República



23/10/2013 11:01


Artigos Relacionados


Secretaria recebe juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos

JÚLIO QUER BRASIL NA JURISDIÇÃO DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

Brasil apresenta relatório do sistema prisional de Rondônia para Corte Interamericana de Direitos Humanos

RECONHECIDA COMPETÊNCIA DA CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana de Direitos Humanos faz audiência pública sobre Guerrilha do Araguaia

Maria do Rosário defende licença maternidade para mães adotantes junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos