Estado já encaminhou mais de 15 mil portadores de deficiência para o mercado de trabalho
Desde que foi criado, 17.059 pessoas já procuraram o programa
Cada vez mais empresas inserem em seus quadros de trabalho portadores de deficiência. Algo que não era tão comum há alguns anos, fosse por preconceito ou por qualquer outra dificuldade encontrada no momento da admissão.
Hoje, contudo, esse cenário é diferente. Umas das principais razões para isso foi a criação da Lei 8.213, a chamada lei de cotas, que obriga as empresas a contratarem um percentual de deficientes para trabalharem em seus quadros.
Com a criação da lei e, conseqüentemente, a necessidade de um órgão que facilitasse a intermediação das empresas com essa mão de obra, nasceu o Padef – Programa de Apoio às Pessoas Portadoras de Deficiência Física, órgão vinculado à Secretaria Estadual de Emprego e Trabalho. Há onze anos, o programa contribui para quebrar paradigmas de que os deficientes são incapazes e inseri-los no mercado.
Desde 1995, ano do início dos trabalhos do órgão, já foram inscritas 17.059 pessoas no programa, 15.119 foram encaminhadas a vagas de empregos, dessas 4.163 foram contratadas. As empresas inscritas no Padef abriram 7.802 vagas de emprego, de acordo com Nydia Niederauer, coordenadora do Padef há três anos.
“Indiretamente, o programa desenvolve uma consciência nas empresas que permita a empregabilidade e o pleno desenvolvimento da cidadania para esses trabalhadores”, reforça Nídia.
O Padef funciona por uma parceria com empresas para fornecimento de vagas às pessoas com deficiência; os interessados em emprego são atendidos e cadastrados numa rede de postos e posteriormente são encaminhados para preenchimento das vagas oferecidas.
O programa também promove encontros com empregadores e sociedade civil para ampliar a divulgação sobre a importância da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de organizar cursos de qualificação profissional para pessoas com deficiência, por meio de parcerias.
Serviço:
As pessoas com deficiência e os empregadores interessados neste programa devem se dirigir a um Posto de Atendimento ao Trabalhador. A lista de endereços de algum PAT pode ser encontrada no site http://www.emprego.sp.gov.br/sert_vs200
05/03/2006
Artigos Relacionados
Augusto Botelho defende inserção de portadores de deficiência no mercado de trabalho
Casildo Maldaner cobra maior acesso de portadores de deficiência ao mercado de trabalho
CAS APROVA RESERVA DE MERCADO PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA
Comissão discute reserva de mercado para negros e portadores de deficiência
INSS e governo do RS assinam parceria para inserir portadores de necessidades especiais no mercado de trabalho
Cotas para negros e pessoas com deficiência no mercado de trabalho em discussão