Estado lança Programa de Trilhas de São Paulo



Iniciativa é pioneira e já mapeou mais de 200 km de trilhas em áreas protegidas

Os amantes da aventura e dos passeios ao ar livre dispõem de novo projeto: o Trilhas de São Paulo. Desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e Fundação Florestal, visa a incentivar o turista a conhecer 40 trilhas espalhadas em 19 Unidades de Conservação do Estado de São Paulo.

O projeto integra o programa do ecoturismo de São Paulo e tem vários produtos, entre os quais o primeiro Passaporte para as Trilhas de São Paulo. Classificadas em níveis fácil, médio e difícil, as trilhas estão mapeadas em um caderno de bolso similar a um passaporte, com informações dos parques, mapas e rotas. Os trajetos permitem que todos tenham acesso a áreas selvagens, caminhos abertos por colonizadores, ambientes marinhos, corredeiras, cachoeiras e praias. No passaporte, há espaço para carimbar cada trilha percorrida. O ecoturista que percorrer todas as etapas ganhará um brinde da Fundação Florestal. Mundo de aventuras – O programa pretende integrar todos os ecossistemas, regiões e paisagens do Estado de São Paulo, como as grandes trilhas do mundo, assemelhando-se ao Appalachian National Scenic Trail (parque-trilha que interliga a costa leste dos EUA), e ao Sendero de Chile (caminho que percorre o país de norte a sul).

De acordo com as secretarias do Meio Ambiente e do Esporte, Lazer e Turismo, o Trilhas de São Paulo atende a uma demanda que existe no segmento de turismo, com estrutura invejável. Na cerimônia de lançamento do projeto, dia 28 de agosto, a Fundação Florestal assinou um termo de colaboração com a Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta). Israel Waligora, presidente da Abeta, diz que “a parceria público-privada é importante para o crescimento do segmento de turismo de aventura”.

Quem aprovou a idéia foram os aventureiros João Castro, Leonardo Barbosa e Felipe Fuentes. Há três anos, eles fundaram a Equipe Aksa e praticam esportes radicais, como corrida de aventura, bike, corrida, canoagem, rapel e orientação (navegação).

“O projeto da SMA é genial. É uma maneira de a população ter acesso aos parques de forma segura e de quebra aprender a preservar a natureza”, diz Castro.

Felipe aprovou o passaporte com as principais trilhas do Estado de São Paulo. “Quando comecei a praticar turismo de aventura, utilizei um guia de bike que mostrava alguns caminhos alternativos na cidade. Agora, com esse passaporte, fica mais fácil para quem pretende iniciar o turismo de aventura”.   

O Trilhas de São Paulo integra o Projeto Ambiental Estratégico de Ecoturismo da SMA, que, além do passaporte, vai investir nas trilhas do Estado lançando manuais de monitoramento dos impactos da visitação e de interpretação ambiental das trilhas. Além disso, a secretaria desenvolve o Projeto de Ecoturismo na Mata Atlântica, por meio de contrato firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em quatro anos, serão investidos US$ 15 milhões nos Parques Estaduais de Ilhabela, Ilha do Cardoso, Carlos Botelho, Caverna do Diabo e Turístico do Alto Ribeira, consolidando as unidades de conservação como produtos turísticos com capacidade de atrair visitantes, preservando o capital socioambiental das regiões envolvidas. 

O Passaporte para as Trilhas de São Paulo será apresentado aos visitantes da Adventure Sports Fair, uma das maiores feiras de turismo de aventura do País.

Personagem especial – O lançamento oficial do Trilhas de São Paulo ocorreu no Núcleo da Pedra Grande e contou com a participação de um personagem especial: o guarda-florestal Antônio Cassaladio. Há 52 anos, ele trabalha ali e conhece cada cantinho. A paixão pela Serra da Cantareira vem de família. Seu pai, Arlindo Cassalio, chegou ao local em 1919. “Ele criou nossa família aqui. Quando era pequeno, havia onça-pintada até na Freguesia do Ó”, recorda. O tempo foi passando e seu Antônio acompanhou as mudanças na cidade. “A Serra da Cantareira é importantíssima para a população paulista e faz parte da minha vida. Fico orgulhoso que o lançamento do projeto tenha ocorrido aqui. Espero que as pessoas aprendam que não existe nada melhor do que conviver em paz com a natureza”, finaliza.        

Maria Lúcia Zanelli - Da Agência Imprensa Oficial

Conheça as trilhas do projeto

Parque Estadual de Ilhabela
– Trilhas de Água Branca, Cachoeira do Gato e do Baepi (Ilhabela)

Parque Estadual da Campina do Encantado
– Trilha da Brejaúva e Palmáceas (Pariquera-Açu)

Parque Estadual de Campos do Jordão
– Trilhas da Cachoeira e dos Campos (Campos do Jordão)

Parque Estadual Carlos Botelho
– Trilhas da Figueira e da Represa/Fornos (Sete Barras e São Miguel Arcanjo)

Parque Estadual das Fontes do Ipiranga
– Trilha da Nascente do Riacho do Ipiranga (São Paulo)

Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade
– Trilha da Saúde (Rio Claro)

Parque Ecológico do Guarapiranga
– Trilha da Vida (sensorial) (São Paulo)

Parque Estadual de Porto Ferreira
– Trilha das Árvores Gigantes (Porto Ferreira)

Parque Estadual do Itinguçu
– Trilha do Itinguçu (Iguape)

Floresta Estadual de Assis
– Trilha do Lago (Assis)

Parque Estadual da Serra do Mar
– Trilhas de Passareúva, do Rio Paraibuna, da Pirapitinga, da Praia Brava da Almada, das Cachoeiras, do Garcez, do Mirante, do Poção, Caminhos do Mar, do Corisco e Rafting no Rio Paraibuna (Caraguatatuba, Cunha, São Paulo, Cubatão e São Bernardo do Campo, Ubatuba, São Luís do Paraitinga e Natividade da Serra)

Parque Estadual do Jaraguá
– Trilhas do Silêncio e do Pai Zé (São Paulo)

Parque Estadual de Vassununga
– Trilha dos Jequitibás (Santa Rita do Passa Quatro)

Parque Estadual da Cantareira
– Trilhas da Cachoeira e da Pedra Grande (São Paulo)

Parque Estadual da Ilha Anchieta
– Trilhas da Praia do Sul, do Saco Grande e Subaquática (Ubatuba)

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – Petar

– Trilha do Betari (Apiaí e Iporanga)

Parque Estadual Intervales
– Trilhas do Mirante da Anta e Divisor das Águas (Ribeirão Grande)

Parque Estadual do Morro do Diabo
– Trilha do Morro do Diabo (Teodoro Sampaio)

Parque Estadual da Ilha do Cardoso
– Trilhas do Poço das Antas e das Piscinas da Lage (Cananéia)

(D.R.)



09/03/2008


Artigos Relacionados


Secretaria do Meio Ambiente lança programa Trilhas de SP

Secretaria do Meio Ambiente lança programa Trilhas de SP

Governo de São Paulo lança Programa de Ensino Profissionalizante no Estado

“Trilhas de São Paulo” chega para incentivar a conservação

Estado lança Programa Estadual de Acessibilidade em Cultura

Estado lança programa de emprego a pessoas com deficiência