Estado quer crianças de 8 anos alfabetizadas



Avaliação de ciclo será na segunda série. Ações se somam ao Ler e Escrever para garantir a alfabetização no início da vida escolar

Todas as crianças de São Paulo de 8 anos de idade alfabetizadas. É o que pretende a Secretaria de Estado da Educação até 2010. Para isso, diversas ações serão realizadas. Uma delas é a avaliação na segunda série do Ensino Fundamental, com a recuperação intensiva dos conteúdos para as crianças que apresentarem deficiência de aprendizado.

 Outra novidade é que, em parceria com os municípios, a Secretaria irá colocar em prática a idéia de um ano a mais de estudo para as crianças. Até 2010, serão nove anos no Ensino Fundamental. Os alunos passarão a entrar com seis anos no Ensino Fundamental, o que equivale a um ano a mais no esforço de alfabetização.

As mudanças anunciadas se somam ao já iniciado programa Ler e Escrever, que entre outras medidas coloca um professor auxiliar na sala de aula da primeira série do Ensino Fundamental. Também serão produzidos materiais didático-pedagógicos especiais para reformar a alfabetização.

 “Combinamos diversas ações dentro de uma estratégia para garantir a alfabetização aos oito anos de idade, o que terá efeito positivo em toda a vida escolar da criança, já que a aprendizagem é cumulativa”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.Boletim eletrônico

O governo do Estado prepara o lançamento do boletim eletrônico. Além de receber em papel, os pais e responsáveis poderão acessar pela internet a avaliação das crianças.

O boletim eletrônico será disponibilizado no site da Secretaria, de maneira fácil e ágil. “Será possível acompanhar o desempenho da criança. Os pais têm papel fundamental no aprendizado”, diz a secretária Maria Helena Guimarães.

Da Secretaria Estadual de Educação

 



08/20/2007


Artigos Relacionados


Estado lança programa voltado ao desenvolvimento de crianças de 0 a 3 anos

SP quer alfabetizar crianças com 7 anos de idade

RELATOR QUER RENDA MÍNIMA TAMBÉM PARA CRIANÇAS ATÉ 6 ANOS

Ministério Público quer permitir crianças com menos de seis anos no ensino fundamental

Estado quer implantar dez Parques Tecnológicos em dois anos

Comunidades de pescadores no Brasil são alfabetizadas