Ministério Público quer permitir crianças com menos de seis anos no ensino fundamental



O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) protocolou ação, na segunda-feira (26), na Justiça Federal para permitir que crianças com menos de seis anos possam ser matriculadas no ensino fundamental. Atualmente, uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) define que, para ser matriculado no ensino fundamental, o aluno precisa completar seis anos até o dia 31 de março. No estado de São Paulo, uma deliberação do Conselho Estadual de Educação estipula o dia 30 de junho como data limite. 

Educação infantil ajuda no desenvolvimento físico, intelectual e social da criança.

Ensino fundamental é obrigatório para crianças e jovens com idade entre 6 e 14 anos.

 

A ação, que inclui pedido de liminar, quer que a União e o estado de São Paulo reavaliem os critérios de acesso dos alunos ao ensino fundamental. Para o procurador Jefferson Aparecido Dias, o critério da idade “retém o aprendizado infantil e acorrenta o desenvolvimento de crianças aptas a acompanhar a educação escolar”. Ele defende que a restrição é ilegal e incostituicional. 

Pelas regras do CNE, a criança que não completou seis anos em 31 de março deveria ser matriculada na pré-escola. No ano passado, ações semelhantes foram ajuizadas pelo Ministério Público em outros estados. Em Pernambuco, a Justiça Federal acatou o pedido do MPF. 

O objetivo da resolução do CNE, aprovada em 2010, é organizar o ingresso dos alunos no ensino fundamental, porque, até então, cada rede de ensino fixava uma regra diferente. O colegiado defendia, à época, que a criança poderia ser prejudicada ao ingressar precocemente no ensino fundamental sem o desenvolvimento intelectual e social necessário à etapa. As decisões do CNE não têm força de lei, mas servem de orientação geral para os sistemas públicos e privados de ensino. 

 

Fonte:
Agência Brasil



27/03/2012 12:43


Artigos Relacionados


MEC recorre da decisão que permite ingresso de crianças menores de seis anos no ensino fundamental

Projeto de Ricardo Santos antecipa para seis anos o ingresso no ensino fundamental

Flávio Arns lembra que escolas têm de aceitar matrículas no ensino fundamental de crianças com cinco anos

Ensino fundamental desenvolve a capacidade de aprendizado de crianças

Feira leva informação a crianças do ensino fundamental do Pará

Caixa promove campanha para incentivar crianças do ensino fundamental a pouparem