Estados e municípios poderão financiar laptops para alunos de escolas públicas
Uma nova linha de crédito que será oferecida pela Caixa Econômica Federal aos estados, municípios e ao Distrito Federal vai financiar a compra de laptops (computadores portáteis) para alunos matriculados na educação básica. O mecanismo de financiamento, anunciado pelo governo federal na última semana, é uma das medidas do Programa Um Computador por Aluno (Prouca).
Segundo a Caixa, os equipamentos serão novos e com conteúdos pedagógicos que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem. Para o vice-presidente de Pessoa Jurídica da estatal, Geddel Vieira Lima, a abertura dessa linha de crédito atende aos desafios estratégicos da empresa de consolidar-se como agente de políticas públicas, ampliando a relação com todos os entes da administração pública e a participação no mercado de crédito.
“Além disso, o programa é direcionado a um pilar do desenvolvimento do País: a educação. Tem como objetivo, qualificar e apoiar a capacidade de gestão das escolas públicas, com consequente melhoria do processo de aprendizagem e ensino”, explicou. O Prouca conta com volume inicial de recursos de R$ 100 milhões para financiamentos.
Aparelhos
Os laptops são equipados para acesso à rede sem fio e conexão à internet. Possuem tela de cristal líquido de 8,9 polegadas, bateria com autonomia mínima de 3 horas e peso de até 1,5 kg. Têm 1 GB (gigabyte) de memória RAM, e armazenamento de 4 GB, e material resistente a impactos e quedas. Os aplicativos, instalados nos equipamentos, são de software livre.
Fonte:
Blog do Planalto
18/04/2011 16:37
Artigos Relacionados
Escolas públicas que aderiram programa do MEC receberão 67,2 mil laptops
Cultura: Alunos de escolas públicas poderão assistir ensaios abertos da Orquestra Sinfônica do Esta
Governo lança edital para financiar feiras de ciência em escolas públicas
CDH aprova projeto que garante vaga nas escolas técnicas aos alunos de escolas públicas
Recursos da União poderão ajudar a financiar ensino superior dos estados
UFRJ aprova 20% de vagas anuais para alunos de escolas públicas