Estatal do Pré-sal é constituída e tem primeira assembleia



 

“A PPSA será a defensora dos mais legítimos interesses do Brasil na exploração do Pré-sal”, afirmou o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, ao participar, nesta terça-feira, 12 de novembro, da Assembleia Geral de Constituição da Pré-Sal Petróleo S.A., estatal criada pelo governo federal para gerenciar e fiscalizar os contratos de exploração de petróleo sob o regime de partilha que passou a vigorar para a província marítima do Pré-Sal.

Segundo o Ministro Lobão, as descobertas de petróleo no pré-sal colocaram o Brasil em um novo patamar entre os países produtores. “Somos a sexta economia do mundo e a exploração do campo de Libra vai representar o início de uma nova etapa de afirmação do papel reservado ao Brasil no mundo”, comemorou.

Tomaram posse os membros da diretoria e dos Conselhos de Administração e Fiscal. Na presidência da empresa, assumiu o engenheiro mecânico Oswaldo Pedrosa. Os outros diretores empossados para a PPSA foram: o engenheiro civil Edson Yoshihito Nakagawa (Diretor Técnico e de Fiscalização), o geólogo Renato Marcos Darros de Matos  (Diretor de Gestão de Contratos) e o  administrador de empresas Antonio Cláudio Pereira da Silva (Diretor de Administração, Controle e Finanças).

O Ministro Lobão lembrou que a escolha dos quatro dirigentes da empresa pautou-se exclusivamente em critérios técnicos. “Reunimos muitos nomes, em relação aos quais fizemos um processo de depuração quanto a competência e outros valores, e chegamos a  essa escolha”. “Fizemos todo esforço para constituir uma empresa enxuta, moderna e com o máximo de eficiência”, acentuou.

O presidente da estatal, o engenheiro mecânico Oswaldo Pedrosa, afirmou que, a partir desta Assembleia, a empresa começará a ser formada. “A empresa foi constituída hoje através da assembleia, diretores foram empossados, mas todo o trabalho de constituir a empresa, ter regimento e ter orçamento aprovado, vai acontecer nos próximos meses”, declarou Pedrosa.

Também foram empossados os membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da PPSA. O presidente do Conselho de Administração é o Secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do MME, Marco Antonio Martins Almeida. Os outros conselheiros são a diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis, Magda Chambriard, e o Ministro-Chefe da Secretaria de Portos, Antônio Henrique Pinheiro Silveira e o Presidente da PPSA, Oswaldo Pedrosa. 

Fonte:

Ministério de Minas e Energia



13/11/2013 11:05


Artigos Relacionados


Primeira mulher presidenta da Petrobras é funcionária de carreira da estatal

Constituída comissão mista para análise de MP que autoriza prorrogação de contratação temporária pela Ceitec

Andres assume primeira vice-presidência da Assembléia

Assembléia realiza primeira sessão plenária ordinária do semestre

Postal representará a Assembléia na reunião da Primeira Comissão Interparlamentar da UNALE

Assembléia gaúcha terá a primeira ouvidoria entre os legislativos estaduais