Estatuto da Igualdade Racial favorece a adoção de ações afirmativas, diz Paulo Paim



Em pronunciamento nesta segunda-feira (2), o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que, com a aprovação recente do Estatuto da Igualdade Racial, sancionado pelo presidente da República, o Brasil passou a contar com um arcabouço legal que garantirá a adoção de ações afirmativas como política de Estado.

Paim declarou que o Estatuto da Igualdade Racial pode não ter sido o ideal, como apontam as críticas dirigidas por alguns setores, mas que a sua vigência representa um avanço para o país, assim como a Lei Áurea foi fundamental para a abolição oficial da escravidão.

O senador disse que a própria população reconhece a importância do Estatuto da Igualdade Racial e de outras iniciativas em vigência no atual governo. Ele mencionou a política de valorização do salário mínimo, hoje em torno de US$ 300, da qual Paim foi relator no Senado.

Outros estatutos

Paim lembrou ainda que o Estatuto da Pessoa com Deficiência, já aprovado no Senado, está pronto para ser votado no Plenário da Câmara. Segundo ele, a medida irá beneficiar 30 milhões de pessoas em todo o país.

O senador adiantou que trabalha na elaboração do Estatuto do Motorista, que prevê aposentadoria especial para motoristas, caminhoneiros e taxistas de todo o país, além do pagamento de adicionais de periculosidade ou insalubridade, de acordo com a atuação do profissional.



02/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paulo Paim defende aprovação do Estatuto de Igualdade Racial

Paulo Paim destaca importância do Estatuto da Igualdade Racial

Paulo Paim pede pressa para votação do Estatuto da Igualdade Racial

Paulo Paim pede que Senado vote Estatuto da Igualdade Racial ainda este ano

Paim comemora sanção do Estatuto da Igualdade Racial

Paim lamenta a não aprovação do Estatuto da Igualdade Racial