Estatuto do Militar poderá ser modificado para prever reforma por esclerose múltipla
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) aprovou, nesta quinta-feira (16), parecer favorável ao projeto de lei da Câmara (PLC 127/11), que altera o Estatuto dos Militares (Lei 6.880/1980), para incluir a esclerose múltipla no rol de doenças consideradas incapacitantes. A proposição, encaminhada ao Congresso pela Presidência da República, será analisada ainda pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) cita, no relatório apresentado ao projeto, argumento do Ministério da Defesa de que a esclerose múltipla já é incluída na Lei 8.112/1990, como doença grave passível de aposentadoria para o servidor civil por invalidez permanente. Portanto, observa ele, é injustificável a ausência de tratamento equivalente no Estatuto dos Militares.
"Não há dúvidas de que a esclerose múltipla é uma doença grave, com potencial de levar à incapacidade permanente o servidor civil ou militar. Cuida-se de enfermidade neurológica autoimune crônica do sistema nervoso central, que atinge sobretudo o jovem adulto e pode causar diversas sequelas no cérebro, medula espinhal e nervo ótico", afirma Crivella no parecer da proposição.
Segundo argumenta ainda o senador, a legislação federal reconhece a gravidade dessa doença, tanto para aposentadoria e reforma como para isenção fiscal. Esse reconhecimento, entretanto, acrescenta ele, é realizado de modo imperfeito para efeito da reforma de militar, pois o servidor militar não é beneficiado por ele no plano federal.
Marcos Magalhães e Denise Costa / Agência Senado16/02/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS aprova mudança no Estatuto dos Militares para incluir esclerose múltipla como doença grave
Militares pedem agilidade na aprovação de projeto que permite reforma por esclerose múltipla
Estatuto poderá ser modificado para impedir que más companhias se aproximem de crianças e adolescentes
Senado aprova inclusão de esclerose múltipla em lista de doenças incapacitantes para militares
Metrô apresenta shows de Jazz no Dia de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla
Lei Geral da Copa poderá prever convênios com a União para garantir segurança nos jogos