ESTEVÃO PROPÕE A CRIAÇÃO DE ESCOLAS TÉCNICAS EM CIDADES DO DISTRITO FEDERAL



Dois projetos encaminhados pelo senador Luiz Estevão (PMDB-DF) autorizam a criação de escolas técnicas no Gama e em Samambaia, cidades satélites do Distrito Federal. Os projetos estabelecem que as escolas manterão cursos de nível médio e profissionalizante, definidos pelo Ministério da Educação, e que o Poder Executivo providenciará as dotações orçamentárias necessárias ao seu funcionamento, sem prejuízo de outras fontes de receitas permitidas em lei.
Na justificação da matéria, o senador afirma que a especialização depende muito mais dos cursos médios profissionalizantes, do que dos universitários, "enquanto estes têm um currículo abrangente, de longo prazo, aqueles são específicos e de duração curta, formando profissionais para imediata atividade laboral nas mais diversas áreas". Para Estevão, a grande carência de mão-de-obra especializada no Brasil tem sido fator de atraso constante no desenvolvimento do país.
- Escolas profissionalizantes são uma necessidade evidente no Distrito Federal. O crescimento vertiginoso da grande Brasília exige a formação célere de técnicos para suprir o grande mercado que se forma e se consolida a cada dia - defendeu o senador.

17/02/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Histórias das cidades do Distrito Federal serão contadas em parceria com escolas

Marconi Perillo propõe criação do Fundo do Entorno do Distrito Federal

LUIZ ESTEVÃO ALERTA PARA DESEMPREGO E DEMAIS PROBLEMAS DO DISTRITO FEDERAL

LUIZ ESTEVÃO ALERTA PARA DESEMPREGO E DEMAIS PROBLEMAS DO DISTRITO FEDERAL

CE aprova criação de escolas técnicas no DF

CE vota criação de escolas técnicas federais