CE vota criação de escolas técnicas federais



A Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE) analisa na próxima terça-feira (11), às 11h, cinco projetos de lei, em decisão terminativa, autorizando o Poder Executivo a criar escolas técnicas federais.

As propostas a serem apreciadas são: o Projeto de Lei do Senado (PLS) 408/07 que autoriza a criação da Escola Técnica Federal de Cacoal, em Rondônia; o PLS 410/07, visando à criação da Escola Técnica Federal de Vilhena, também em Rondônia; o PLS 609/07 que autoriza o Poder Executivo a criar a Escola Técnica Federal de Construção Naval no município de Rio Grande, no Rio Grande do Sul; o PLS 485/07 que trata da criação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Patos, no estado do Paraíba; e o PLS 455/07 sobre a criação da Escola Técnica Federal de Iporá, em Goiás.

Licença de professores

A CE vota, também em decisão terminativa, o PLS 433/07, de autoria do presidente da comissão, Cristovam Buarque (PDT-DF), queinsere o inciso VII no artigo 67 da Lei nº 9.394 de 1996 para dispor que as licenças periódicas dos profissionais da educação tenham a duração mínima de um ano e sejam concedidas pelos sistemas de ensino a cada sete anos de trabalho. O relator do projeto, Cícero Lucena (PSDB-PB), apresentou parecer favorável, na forma do substitutivo oferecido.

Superdotados

Deverá ser apreciado ainda durante a reunião da CE, requerimento de Cristovam Buarque propondo a realização de audiência pública para debater problemas enfrentados pelos professores e alunos de altas habilidades - superdotados -bem como definir políticas públicas com vistas ao incremento das potencialidades desses alunos.



07/12/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão vota criação de escolas técnicas e universidade

Crivella comemora expansão de escolas técnicas federais

CE aumenta recursos para escolas técnicas federais

Ideli registra aumento do número de escolas técnicas federais

Raupp aposta em retomada na instalação de escolas técnicas federais

Escolas públicas federais, militares e técnicas se destacam no ensino médio