Estímulo à participação de afrodescendentes na política poderá ter 5% dos recursos do Fundo Partidário
Pelo menos 5% dos recursos do Fundo Partidário poderão ser destinados à promoção da participação dos afrodescendentes na política brasileira. A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, nesta terça-feira (13), o Projeto de Lei do Senado (PLS) 160/2013, do senador João Capiberibe (PSB-AP), que altera a Lei dos Partidos Políticos para executar essa mudança.
Ao justificar a proposta, Capiberibe argumentou que a medida ajudará a inserir os afrodescendentes na política brasileira e a promover a igualdade racial. Na opinião do senador, a população afrodescendente vem sendo excluída, ao longo da história, do desenvolvimento econômico que ela mesma ajudou a promover.
“O movimento negro do Partido Socialista Brasileiro (PSB), representado pela Negritude Socialista Brasileira (NSB), tem encontrado dificuldades para alcançar seus objetivos, em razão de fatores como o analfabetismo, a despolitização da população negra, discriminação racial, falta de qualificação profissional e de autoestima dos negros, além da carência de recursos financeiros”, reconheceu Capiberibe.
O relator do PLS 160/2013 na CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), o considerou pertinente e avaliou como adequada a aplicação de recursos do Fundo Partidário no equacionamento dessa situação, “na medida em que estabelece condições para que a população afrodescendente esteja condigna e proporcionalmente representada em todas as instâncias políticas nacionais”.
Em seu parecer, Paim se manifestou pela aprovação do projeto, inserindo apenas uma emenda de redação. Após passar pela CDH, o PLS 160/2013 vai ser examinado em decisão terminativa pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).
13/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Recursos do Fundo Partidário podem incentivar participação política de afrodescendentes
CDH debate distribuição dos recursos do Fundo de Participação dos Estados
CCJ aprova aumento dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios
Participação de mulheres e minorias poderá ser tema da reforma política
Fundo de Investimento do FGTS poderá aplicar recursos em aeroportos
União poderá ceder recursos da participação especial do petróleo para estados e municípios