Estudantes de Medicina em Cuba visitam a CE



Uma delegação de estudantes brasileiros de Medicina em Cuba compareceu nesta terça-feira (21) à reunião da Comissão de Educação (CE), a convite do presidente da comissão, senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Eles visitaram o Congresso para pedir apoio aos cerca de 800 estudantes brasileiros que se encontram na ilha e temem o não reconhecimento de seus diplomas, quando regressarem ao Brasil.

Durante a visita, o senador Augusto Botelho (PT-RR) observou que os diplomas cubanos são aceitos no Brasil, desde que os estudantes façam uma prova ao voltarem ao país. Cristovam sugeriu, então, que os estudantes brasileiros realizem a mesma prova.

A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) lembrou a "imensa carência" de médicos no Brasil, ao defender os estudantes. O senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) lamentou as dificuldades por que passam os estudantes quando voltam de Cuba, enquanto o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) ressaltou a necessidade de se formarem médicos "que se identifiquem com o sofrimento da gente do interior".

O senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou que tramita na Câmara mensagem presidencial que submete ao Congresso Nacional o texto do Ajuste Complementar ao Acordo de Cooperação Cultural e Educacional ente o Brasil e Cuba, celebrado em 2006, para o reconhecimento de títulos de graduação em Medicina emitidos pelo governo cubano.

21/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Estudantes colombianos visitam Assembléia

Estudantes visitam exposição da Embrapa em Goiânia

Estudantes de Administração da Unisinos visitam Assembléia

Estudantes do ensino médio visitam a Escola de Engenharia de São Carlos

Estudantes que tiveram aula com Serra visitam gabinete do governador

Instituição receberá estudantes de medicina da Gama Filho