Estudantes voltam ao Congresso para pedir 50% de verbas do pré-sal para a educação



Estudantes promoveram nova manifestação em frente ao Congresso Nacional, nesta quinta-feira (20), em defesa da aplicação na educação básica e superior públicas de 50% dos recursos do Fundo Social, a ser criado com recursos do pré-sal. Segundo líderes do movimento, a mobilização estudantil deverá incluir encontro com parlamentares e prosseguir até o dia 8 de junho, data prevista de votação no Senado do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 7/10, que cria esse fundo.

A reivindicação dos estudantes sensibilizou os senadores Fátima Cleide (PT-RO), Ideli Salvatti (PT-SC) e Inácio Arruda (PC do B-CE), autores de emenda ao PLC 7/10 destinando metade da receita do Fundo Social para programas educacionais públicos. Como tramita em regime de urgência, o projeto já foi incluído na Ordem do Dia e teve o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) indicado relator em Plenário.

De acordo com o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, a bandeira "50% do Pré Sal para a educação" deverá ser levada até Renan, com quem os líderes estudantis têm encontro marcado na próxima semana. Pelos contatos feitos até agora no Congresso, Augusto Chagas avalia que os parlamentares estão receptivos à emenda.

Da redação / Agência Senado

Jucá anuncia acordo com a oposição e informa datas para votação de projetos do pré-sal



20/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso aprova LDO, com emenda que proíbe retenção de verbas para saúde e educação

Estudantes defendem recursos do pré-sal para educação em manifestação no Congresso

Em manifestação no Congresso, estudantes pedem 50% do fundo do pré-sal para educação

Cotas nas universidades para estudantes de escola pública voltam à pauta da CCJ

Valter Pereira vai pedir redução da burocracia na liberação de verbas para projetos nos municípios

Senadores voltam a pedir adiamento de sabatina