Valter Pereira vai pedir redução da burocracia na liberação de verbas para projetos nos municípios



Ao final da reunião com os prefeitos de municípios de Mato Grosso do Sul, que se realizou no Senado, nesta terça-feira (10), o senador Valter Pereira (PMDB-MS) disse que levará, ao Ministério das Cidades, a principal reivindicação da categoria: acabar com o excesso de burocracia para a liberação das verbas para os projetos já aprovados.

O senador revelou que marcará uma audiência com o ministro Márcio Fortes, para procurar meios de reduzir o que considera o "caminho tortuoso e moroso" percorrido pelo dinheiro, desde que o projeto é aprovado até a chegada efetiva aos cofres das prefeituras.

Segundo Valter Pereira, além do tempo perdido, a burocracia causa uma defasagem de preços. Ele estima em 25%, no mínimo, a necessidade de realinhamento de verbas, nas obras públicas em geral.

O senador elogiou a iniciativa dos prefeitos de procurarem parlamentares da bancada de Mato Grosso do Sul para uma reunião, dizendo haver necessidade de manter esses contatos estreitos. Para ele, um senador precisa estar consciente de todos os meandros da negociação, bem como da efetiva liberação do dinheiro, quando estiver num ministério buscando a efetivação de um projeto para sua região.

Segundo o prefeito de Campo Grande (MS), Nelson Trad Filho, o principal gargalo das atividades da prefeitura, situação que ele acredita ser igual em todos os municípios brasileiros, é a defasagem de preços. Em relação às obras que fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por exemplo, ele estima em 20% a necessidade de realinhamento de verbas.

- A verdade é que, com os preços que estão definidos no PAC, as empreiteiras simplesmente não estão interessadas em participar das concorrências - disse.

Para espantar a crise que se desenha para 2009, Nelson Trad Filho aposta nas atividades econômicas paralelas que podem se desenvolver, caso a cidade venha a ser escolhida para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014.



10/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valter Pereira defende redução dos juros no alongamento das dívidas dos municípios com o INSS

Valter Pereira pede liberação de estoque de trigo para evitar aumento de preços

João Ribeiro elogia decisão de superintendente da Caixa de acabar com burocracia na liberação de verbas em TO

Valter Pereira cobra do governo liberação de créditos da Lei Kandir

Valter Pereira defende moratória de seis meses para municípios

Valter Pereira diz que PMDB não participou de acordo para votar projetos