Expedição transmite dados meteorológicos da Antártica para o Brasil



Os cientistas brasileiros que estão na Antártica, participando da expedição Criosfera 1, já estão instalados no acampamento final (84°S, 79°29'39"W; 1287 m), mais próximo do Polo Sul geográfico. O módulo Criosfera 1 iniciou a transmissão via satélite de dados meteorológicos para o Brasil, mais precisamente para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP), ainda em fase de teste.

Os integrantes do projeto foram divididos em dois grupos. Um está responsável pela montagem do Criosfera 1 – o primeiro módulo científico brasileiro a ser instalado no interior do continente – e o outro pelas perfurações no gelo para obtenção de amostras, que são os testemunhos climáticos (cilindros de gelo que guardam a história da composição da atmosfera). 

Em breve o módulo Criosfera 1 coletará automaticamente amostras do ar polar. As atividades da equipe do gelo também seguem, como conta o líder da expedição, professor Jefferson Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): “Na perfuração de segunda-feira [2] amostramos 40 metros de testemunhos de gelo para medir a radioatividade-beta nas amostras precipitadas desde a década de 1950”.

 

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



04/01/2012 11:21


Artigos Relacionados


Brasil inicia expedição científica ao interior da Antártica neste sábado

Estudo alerta que dados meteorológicos devem ser analisados para prevenir doenças

Pesquisadores brasileiros preparam 2ª expedição à Antártica

Termina expedição científica brasileira no interior da Antártica

Tecnologia: Tacógrafo digital da Poli transmite dados por radiofreqüência

Rede de radares meteorológicos do Brasil será ampliada a partir de 2013