Estudo analisa a criação de ouvidorias



A criação de um modelo de ouvidoria é o tema do estudo Ouvidoria Parlamentar - uma proposta para o Senado Federal, de autoria da analista legislativa Ilana Trombka. A publicação foi apresentada em 2004, durante Curso de Especialização em Direito Legislativo, realizado pela Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis) e Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

VEJA MAIS

A publicação aborda alguns aspectos relativos à implementação das ouvidorias no Brasil, além de propor um modelo para a instalação de um sistema de participação popular no Senado. As origens do ombudsman, que é normalmente chamado de ouvidor no país, são remanescentes do século XVI, na Suécia, conforme explica Ilana Trombka.

"No Brasil, as ouvidorias nasceram como suporte de serviços de atendimento por telefone e são constituídas por órgãos, individualmente, não existindo a figura do ombudsman parlamentar ou uma política nacional para a valorização do cidadão na administração pública", explica a analista legislativa na publicação.

Segundo a autora do texto, o amadurecimento das ouvidorias deu-se a partir da Constituição de 1988, especialmente com a entrada em vigor do Código de Defesa do Consumidor. Também é possível relacionar as ouvidorias com o Direito Administrativo, uma vez que estariam ligadas a esse segmento da disciplina.

Em seu trabalho, Ilana Trombka também enfoca os modelos de ouvidorias parlamentares já existentes, com destaque para as estruturas da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul e da Câmara dos Deputados. A partir dessas experiências, segundo a analista, pode-se construir um modelo para a estrutura de ouvidoria inovadora para o Senado.



09/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Caravana das Ouvidorias discute criação de rede

PEC determina criação de ouvidorias nos órgãos públicos

Normas jurídicas incentivam a criação de ouvidorias

Criação do Sistema de Ouvidorias chega à fase final

Ouvidorias públicas discutem criação de sistema integrado para o setor

Estudo analisa contaminantes emergentes no Brasil