Estudo aponta como reduzir gasto de energia nos trens da CPTM
Apresentação foi feita na quinta-feira, 28, na Semana de Tecnologia Metroferroviária
Para se ter o controle do consumo de energia é preciso saber como ela é gasta. No caso de uma residência, cuja carga elétrica é fixa, a resposta seria muito simples, mas quando se trata das 1.720 viagens realizadas pelos trens da CPTM, diariamente, a tarefa torna-se bastante complexa.
Mas não impossível para os engenheiros Edson Barbeiro Artibani, Luiz Rogério Prendes e Otávio Ferreira Almeida, da CPTM, que apresentaram na quinta-feira, 28, um estudo sobre o gerenciamento técnico-operacional para minimizar o aumento de demanda de energia elétrica de tração, na 13ª Semana de Tecnologia Metroferroviária - Metroferf 2007.
A tese defendida no Curso de Especialização em Tecnologia Metroferroviária, ministrado pela POLI/USP, obteve nota 10 da banca examinadora, no primeiro semestre deste ano. O principal foco do trabalho é identificar como se comporta o consumo de energia dos trens em circulação, cujas cargas são móveis. A finalidade é evitar as pesadas multas por ultrapassagem da demanda energética contratada pela CPTM no Mercado Livre de Energia (modalidade de livre negociação entre geradoras e consumidores).
"Além dos impactos ambientais provocados pelo consumo de energia global, procuramos conhecer melhor o sistema em termos de demanda para podermos tomar as decisões", explica Otávio. Segundo Luiz Prendes, até então ninguém teve a idéia de fazer a aferição de quanto consome um trem em operação. "O trem é um caso a parte, pois além das cargas móveis também variam as potências, sem contar as ocasiões em que a sinalização obriga a parada das composições em um determinado ponto. O desafio é determinar esses valores".
Edson Artibani conta que o estudo pegou uma amostra de 1 quilômetro, nas proximidades da Barra Funda, em uma faixa horária específica. "Se fizermos para toda a CPTM, recomendamos um sistema computadorizado", sugere o engenheiro, que tem a expectativa de ver o projeto ser colocado em prática.
Amanhã é o encerramento da 13ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, realizado no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca. Confira a participação da CPTM na programação abaixo:
31 - Sexta-feira
09h30 às 10h00
Sala 1 - Sistema de Avaliação do Aprendizado de Procedimentos de Operação da Circulação e Controle da CPTM
Com: Geraldo Mariotto (SENAI e CPTM), José Joaquim Teixeira Seixas, Teresinha de Lourdes Martins Ferreira Moreno, Valter Bonezi e Wagner Guanaes Alves, da CPTM
10h00 às 10h30
Sala 1 - Integração com modais não motorizados
Com Reginaldo Assis de Paiva, da CPTM
15h00 às 16h00
Palestra - A expansão e melhoria dos sistemas metroferroviários em São Paulo
Com: Alberto Epifani, da CPTM, e Marcos Kassab, do Metrô-SP.
Da CPTM
08/31/2007
Artigos Relacionados
Obras vão reduzir intervalo entre trens da CPTM
Obras vão reduzir intervalo entre trens da CPTM
Oficial diz a comissão que Brasil pretende reduzir o combustível gasto para gerar energia na Antártica
CPTM garante intervalo de trens durante período de racionamento de energia
CPTM vai garantir intervalo de trens durante período de racionalização de energia
Estudo de 2008 aponta Brasil como campeão em consumo