Estudo avalia situação do Brasil frente à crise



O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga, nesta quinta-feira (18) o Comunicado n° 107, que tem o tema: “O Brasil ante os desafios da crise financeira internacional”.

O Comunicado fala sobre a situação macroeconômica brasileira atual em comparação com a crise de 2008. Serão pontuados temas sobre os quais o Brasil se encontra hoje bem posicionado para enfrentar os desdobramentos da crise internacional em curso. O texto abordará também as fragilidades do País, destacando a importância de se escolher um rumo para a intervenção que possa construir uma melhora do padrão de inserção e crescimento.

Os principais assuntos abordados são a coincidência da turbulência externa com uma desaceleração da economia brasileira, os impactos econômicos do movimento de queda do preço das commodities em nível mundial, a solidez dos grandes bancos brasileiros e os riscos de uma interrupção nos canais de crédito, dentre outros.

O estudo será apresentado por Luciana Acioly, chefe da Assessoria Técnica da Presidência, Marcos Cintra, diretor substituto de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais, e Vanessa Petrelli, diretora de Estudos e Políticas Macroeconômicas.


Fonte:
Ipea



17/08/2011 18:54


Artigos Relacionados


Encontro avalia situação dos refugiados no Brasil

BNDES avalia situação da indústria naval no Brasil

Situação fiscal do Brasil é invejável frente a outros países, diz Mantega

Brasil não está no epicentro da crise financeira internacional, avalia ministro

Crise global deve impactar os juros das operações de crédito no Brasil, avalia BC

Impactos negativos da crise financeira já atingem o Brasil, avalia Adelmir Santana