Estudo do BC diz que homens atrasam mais pagamentos de empréstimos do que mulheres



De acordo com estudo do Banco Central (BC) divulgado nesta quinta-feira (29), os homens atrasam mais o pagamento de financiamentos do que as mulheres. A pesquisa analisou operações de crédito de quatro grandes instituições financeiras. Foram identificados 4.132 mil clientes, com volume total de crédito pessoal sem consignação em folha de pagamento de R$ 43 bilhões, o que representa 78% da carteira ativa dos bancos selecionados na modalidade.

Em junho de 2011, mês em que foi baseado o estudo, a maior parte dos clientes de crédito pessoal sem consignação em folha era formada por homens na faixa de 45 a 60 anos, residentes na região Sudeste e com tipo de ocupação não informado.

Do total de clientes das instituições selecionadas, 13,5% apresentavam saldo devedor em atraso, o que corresponde a 3,8% da carteira ativa dos bancos. Entre os que estavam inadimplentes, o BC concluiu que os homens apresentam percentual de atraso superior ao das mulheres, exceto no Sul do País. Nessa região, a taxa de inadimplência para as mulheres chegou a 4,5%, enquanto para os homens ficou em 4,1%.

As taxas extremas para as mulheres são 1,9% na região Nordeste e 4,5% na região Sul e para os homens, 2,7% no Nordeste e 4,3% no Sudeste.

O BC também avaliou a inadimplência por tipo de ocupação. A categoria não informada apresenta a maior taxa, principalmente nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul. A participação dessa categoria nas instituições equivalente a 22% da carteira ativa de crédito. Mas, quando se trata da carteira em atraso, o percentual sobe para 40%.

O segundo grupo com o maior nível de atraso é o do profissional liberal, principalmente das regiões Centro-Oeste (5,2%) e Sudeste (5,1%).


Fonte:
Agência Brasil



29/09/2011 19:06


Artigos Relacionados


Rosalba Ciarlini cita estudo do IPEA que demonstra desigualdade entre homens e mulheres

Estudo mostra que 25% dos homens com mais de 50 anos têm problemas na próstata

ONU contabiliza 57 milhões de homens a mais do que mulheres no mundo

Homens priorizam o planejamento familiar mais que mulheres

FOGAÇA: AS MULHERES ESTÃO PRODUZINDO HOMENS MAIS FELIZES

Emprego entre mulheres cresce mais do que para homens, diz Ministério do Trabalho