ESTUDO DOS SÍMBOLOS NACIONAIS SERÁ INCLUÍDO NOS CURRÍCULOS DO 1º GRAU



O estudo dos símbolos nacionais será incluído nos currículos das escolas de ensino fundamental como tema transversal (não obrigatório e ligado a questões importantes) de acordo com projeto da senadora Luzia Toledo (PSDB-ES), aprovado nesta terça-feira (dia 16) pela Comissão de Educação do Senado. Atualmente, os alunos já estudam matérias que não compõem o currículo oficial, como ética, meio ambiente, pluralidade cultural, saúde e orientação sexual.
O objetivo do projeto, segundo Luzia Toledo, é proporcionar aos alunos de 1º grau a oportunidade de conhecer melhor os símbolos nacionais, despertando neles um maior amor à pátria. Ela lembrou que muitos adolescentes sequer sabem cantar os hinos Nacional, da Bandeira e da República.
O relator do projeto, senador Bello Parga (PFL-MA) disse que os chamados temas transversais já estão sendo ensinados em milhares de escolas brasileiras, "levando os estudantes não somente a uma aprendizagem em relação aos temas propostos, mas também a reflexões úteis para toda a vida".
Na mesma ocasião, a Comissão de Educação aprovou projeto de decreto legislativo renovando a concessão da TV Studios Sílvio Santos, atualmente denominada TVSBT - Canal 11, do Rio de Janeiro. Foram aprovadas, também, a renovação das concessões das rádios Andradina, Independência de Ribeirão Preto, Clube de Mococa, Eldorado e Luz, todas de São Paulo, além da Rádio Fundação Cultural Riograndense, do Rio Grande do Sul.

16/11/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


ESTUDO DOS SÍMBOLOS NACIONAIS E DIA DA REFORMA AGRÁRIA VÃO À CÂMARA

Estudo dos símbolos nacionais entra no currículo do ensino fundamental

LUZIA TOLEDO FALA À TV SENADO SOBRE ESTUDO DOS SÍMBOLOS NACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL

CÓDIGO DE TRÂNSITO PODERÁ SER INCLUÍDO NOS CURRÍCULOS ESCOLARES

CE vota flexibilização do uso dos símbolos nacionais

Projeto que trata dos simbolos nacionais deve ir à CCJ