Estudo mostra que participação das fontes renováveis de energia crescerá nos próximos 10 anos



De acordo com estudo produzido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), ao longo dos próximos 10 anos, a participação de fontes renováveis na capacidade instalada de geração elétrica no Sistema Interligado Nacional (SIN) crescerá de 83,8% em 2012 para 85,8% em 2022. A projeção consta do novo ciclo do Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE, com horizonte de 2022. O estudo ficará em Consulta Pública no Ministério de Minas e Energia (MME) até o próximo dia 10 de novembro.

Ainda de acordo com os dados apresentados pela pesquisa, apesar da perda de participação relativa das hidrelétricas, que deverá cair de 71% em 2012 para 65% em 2022, projeta-se uma expansão significativa de mais de 34 mil MW de geração hídrica no horizonte decenal – sendo este o maior crescimento absoluto em termos de capacidade instalada.

No corte regional, a principal expansão hidrelétrica ocorrerá na Região Norte, devido à entrada em operação de grandes empreendimentos, com destaque para a usina hidrelétrica de Belo Monte, cuja motorização deve levar três anos com a entrada em operação de seis máquinas de 611,1 MW por ano.

A versão para Consulta Pública do Plano Decenal de Expansão de Energia – PDE 2022 pode ser acessada na página da EPE na internet, na biblioteca eletrônica do PDE.

Fonte:
Empresa de Pesquisa Energética



30/10/2013 12:01


Artigos Relacionados


FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA SÃO TEMA DO CIDADANIA

ONU quer universalizar serviços de energia com fontes renováveis

Leilão de energia tem deságio de 8,67% e contratação diversificada de fontes renováveis

Plano de energia quer utilizar mais as fontes renováveis

FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA PODEM GANHAR NOVOS INCENTIVOS

6º Encontro Verde das Américas debate fontes renováveis de energia