Estudo mostrará impacto da mostra Túnel da Ciência



Uma pesquisa desenvolvida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secis/MCTI) e aplicada durante a mostra Túnel da Ciência Max Planck irá apontar, pela primeira vez, o interesse do público pela atividade.

Durante os 24 dias que a exposição esteve em cartaz, em São Paulo, as pessoas puderam responder, por meio de tablets espalhados no local, o questionário elaborado pela Secis, em parceria com o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) e a Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo ele, desde que o Túnel da Ciência foi inaugurado, em 2000, a sociedade Max Planck nunca havia desenvolvido uma pesquisa nessa direção. “O nosso objetivo era avaliar o impacto e a apropriação que o público teve da mostra”, explica o diretor do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia da Secis, Douglas Falcão. “Foram 1.841 questionários respondidos e agora poderemos ter a dimensão real do impacto da atividade”.

Os resultados, acrescenta Falcão, serão divulgados ainda neste semestre e os dados contribuirão para que a Max Planck “identifique e aperfeiçoe” o trabalho realizado por meio do Túnel da Ciência.

O diretor diz ainda que a pesquisa também servirá como instrumento para avaliar como as atividades culturais na área de ciência e tecnologia (C&T) despertam o interesse das pessoas no Brasil, uma vez que o ministério poderá aplicá-la no futuro, em outras atividades de divulgação de C&T.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



11/03/2014 10:49


Artigos Relacionados


Mostra Túnel da Ciência recebeu mais de 39 mil visitantes

Copa do Mundo mostrará potencial da ciência brasileira, diz Nicolelis

Túnel da Ciência estimula a cultura científica no Brasil

Brasil recebe a exposição 'Túnel da Ciência' em janeiro

Submerso - Túnel Santos-Guarujá foi o projeto definido após um ano de estudo

Estudo avaliará impacto de derramamento de petróleo na Amazônia