Mostra Túnel da Ciência recebeu mais de 39 mil visitantes



A exposição Túnel da Ciência Max Planck recebeu mais de 39 mil pessoas durante os 24 dias em que esteve em cartaz em São Paulo, ultrapassando em 56% a quantidade de visitantes prevista antes da abertura (25 mil). Oito dias antes do encerramento da mostra, exibida no Shopping Freia Caneca, os ingressos já estavam esgotados.

Parte da programação da Temporada da Alemanha+Brasil 2013-2014, a mostra realizada pela Sociedade Max Planck abordou grandes temas da pesquisa básica desde o ponto de partida, e apresentou as oportunidades científicas e tecnológicas para as inovações mais transformadoras do futuro.

“Foi um evento marcante e muito importante para o país, no qual as pessoas puderam conhecer a ciência de ponta desenvolvida pelo instituto alemão e a vanguarda da pesquisa mundial”, afirmou o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério da Ciência (Secis/MCTI), Tecnologia e Inovação, Oswaldo Duarte Filho.

A Secis realizou uma pesquisa de opinião com mais de 300 lideranças pedagógicas, educadores e grupos de visitantes. “Quase 80% dos visitantes consideraram a exposição ótima e 20% a consideraram boa,” informou Oswaldo. “Além disso, a superação do número de visitantes em relação ao que esperávamos demonstra a aceitação das pessoas pela mostra”.

O Túnel da Ciência recebeu apoio do MCTI, que também disponibilizou transporte gratuito para estudantes da rede pública do estado de São Paulo. De acordo com o secretário, foram realizadas em média dez viagens por dia.

Sobre o Túnel da Ciência

Iniciada em 2000, a exposição já passou por 21 países nos cinco continentes e foi vista por aproximadamente nove milhões de pessoas. A versão apresentada na capital paulista foi exibida em São Petersburgo e Moscou (Rússia) e agora seguirá para a China.

O transporte até o Brasil mobilizou quatro contêineres, 28 toneladas de equipamentos, 2.024 itens, além de dez técnicos alemães e oito brasileiros para a montagem no sexto andar do Shopping Frei Caneca.

O Túnel da Ciência é a única exposição mundial com foco nas grandes descobertas da ciência fundamental de ponta, com a apresentação de imagens, gráficos, fotografias, vídeos de entrevistas e animações distribuídos em oito módulos interativos: universo, matéria, vida, complexidade, cérebro, saúde, energia e sociedade.

Para o secretário do MCTI, a mostra demonstra o investimento da Alemanha na área da pesquisa básica. “Não se faz inovação sem pesquisa e desenvolvimento, tivemos uma demonstração clara do investimento alemão para o desenvolvimento da pesquisa básica, que sustenta a pesquisa tecnológica”, avaliou.

Para Claudio Struck, coordenador da Temporada Brasil+Alemanha, a mostra foi um dos pontos altos da programação. “O Ano da Alemanha no Brasil deixará um importante legado em todas as áreas. A ciência, parte fundamental do processo de inovação alemã, é o caminho para garantir a sustentabilidade e o crescimento das relações bilaterais entre os países”.

Alemanha + Brasil

A Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014 foi aberta em maio de 2013 sob o lema “Quando ideias se encontram” e prossegue até maio deste ano. Estão sendo realizados eventos em todo o Brasil.

O objetivo central da temporada é apresentar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia, cultura e ao desenvolvimento da ciência, tendo o Brasil como parceiro. E também, mostrar como essa parceria pode oferecer soluções para questões do futuro.

Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



27/02/2014 17:40


Artigos Relacionados


Estudo mostrará impacto da mostra Túnel da Ciência

Congresso recebeu mais de 150 mil visitantes em 2013

Congresso recebeu mais de 4 mil visitantes no último final de semana

Semana de Ciência e Tecnologia recebe mais de 32 mil visitantes na Bahia

Reforma no 'túnel do tempo' ampliará oferta de informações aos visitantes

Congresso recebeu 180 mil visitantes em 2011