Etiópia e Honduras recebem arroz brasileiro
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) inicia mais uma operação dede envio de arroz beneficiado do Programa de Ajuda Humanitária Internacional. Serão embarcadas 438 toneladas do grão para a Etiópia e 470 para Honduras.
Com esta ação, o volume de alimentos doados pelo governo brasileiro a países em situação de insegurança alimentar ou atingidos por catástrofes chega a 11.682 toneladas somente em 2013.
A ação é liderada à Coordenação-Geral de Ações Internacionais de Combate à Fome (CGFOME), do Ministério das Relações Exteriores (MRE). A Companhia, por meio da superintendência da Conab no Rio Grande do Sul, é responsável pelo leilão de troca, do arroz em casca pelo ensacado, e por acompanhar a entrega do produto no Porto de Rio Grande (RS).
Prazo
A empresa vencedora do leilão de troca tem até o dia 21 de outubro para concluir a ação. O produto seguirá acondicionado em sacas de 50 kg dentro de containers de 25 t, permitindo maior mobilidade de embarque e desembarque, além de facilitar a distribuição no destino.
Estas operações atendem ao disposto na Lei 12.429/2011, que autoriza a doação de até 500 mil toneladas de arroz em casca dos estoques públicos, trocados pelo produto beneficiado por meio de leilão. Desde o início das operações, em julho de 2011, já foram embarcadas 206.742 t de arroz beneficiado para diversos países, e enviadas outras 500 t por via rodoviária para a Bolívia.
Fonte:
Companhia Nacional de Abastecimento
04/10/2013 12:23
Artigos Relacionados
Brasileiro sobrevive a incêndio em prisão de Honduras, diz Itamaraty
Honduras adota padrão nipo-brasileiro de TV digital
Tuma se preocupa com situação de corpo diplomático brasileiro em Honduras
Embaixador Mello Mourão nega que governo brasileiro tenha colaborado com a volta de Zelaya a Honduras
Brasileiro come menos arroz com feijão e mais comida industrializada em casa
MP na pauta desta terça-feira autoriza governo brasileiro a doar alimentos para Cuba, Haiti, Honduras e Jamaica