MP na pauta desta terça-feira autoriza governo brasileiro a doar alimentos para Cuba, Haiti, Honduras e Jamaica



Os senadores poderão votar na sessão plenária desta terça-feira (25) a Medida Provisória (MP) 444/08, que autoriza o governo brasileiro a doar arroz, leite em pó e sementes de hortaliças para Cuba, Haiti, Honduras e Jamaica, com vistas a atender às populações desses países afetadas por eventos climáticos adversos de grandes proporções. Segundo a justificativa do Executivo, esses eventos causaram mortes, desabastecimento e situação de risco para a população dos quatro países devido à falta de alimentos.

A MP foi incluída nesta terça-feira na pauta e passa a trancar as demais votações, juntamente com outras quatro MPs, transformadas em projetos de lei de conversão (PLVs), que também constam da ordem do dia. De acordo com a MP 444/08, o governo brasileiro ficou autorizado a doar até 45 mil toneladas de arroz beneficiado, até duas mil toneladas de leite em pó e até 500 quilos de sementes de hortaliças.

As doações são efetivadas mediante termo firmado pelo Executivo por intermédio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e ocorrem, no caso das doações de arroz, a partir de dotações orçamentárias da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM). Quanto às doações de leite e sementes de hortaliças, ficam a cargo de dotações orçamentárias do Programa de Aquisição de Alimentos.

Cabe à Conab fazer o transporte das mercadorias até o local de destino, utilizando meios próprios ou de terceiros, utilizando dotações consignadas no Orçamento da União. O Ministério das Relações Exteriores ficou incumbido de definir a quantidade dos alimentos para os quatro países, a partir de consulta junto aos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do Desenvolvimento Agrário.

A situação de risco desses países, segundo o Executivo, foi detectada pelo Grupo Interministerial sobre Assistência Humanitária Internacional (Giahi), do Ministério das Relações Exteriores. O governo alega ainda que a utilização dos estoques públicos não acarreta despesa adicional ao Orçamento da União, tampouco compromete a eficiência na implementação e na gestão dos estoques públicos.

Como exemplo, o Executivo informa que, ao utilizar no máximo 120 mil toneladas dos estoques de arroz em casca para gerar o teto de 45 mil toneladas de arroz beneficiado, a doação representaria um custo de aproximadamente R$ 80 milhões, equivalente a 3,5% da dotação orçamentária global existente.



25/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada doação de alimentos a Cuba, Haiti, Honduras e Jamaica, países afetados por furacões

Aprovada doação de alimentos a Cuba, Haiti, Honduras e Jamaica, países afetados por furacões

Publicada lei que autoriza governo brasileiro a doar estoques de alimentos a outros países

MULTAS ELEITORAIS E NOVO PRAZO PARA LEI PELÉ ESTÃO NA PAUTA DESTA TERÇA-FEIRA

Líderes definem pauta desta terça-feira

Senado tem duas MPs na pauta desta terça-feira